Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Dermatologia

Com relação ao uso do teste tuberculínico para o diagnóstico de tuberculose, considerar as assertivas abaixo: I - Resultados falso-negativos são comuns em pacientes imunodeprimidos. II - O resultado do teste pode indicar reator forte mesmo na ausência da doença. III - Em indivíduos imunocompetentes, um teste não reator é útil para excluir a doença. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):

A
Apenas a I
B
Apenas a II
C
Apenas a III
D
Apenas a II e a III
E
Todas as assertivas
Jovem procura seu médico, por quadro iniciado há dois meses, de febre vespertina, sudorese noturna e perda ponderal. É percebido aumento de volume na região cervical compatível com linfonodomegalia, que é biopsiada com exame histopatológico, mostrando doença de Hodgkin tipo predomínio linfocitário. Dos achados abaixo, o que confere pior prognóstico para o paciente é a presença de:
Em relação ao trabalho de parto, em qual das condições abaixo é aconselhável a internação do paciente?
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Se a paciente apresentar quadro de pancreatite biliar leve, é indicada a extração de cálculos por CPRE.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 ml. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dl, ureia plasmática = 110 mg/dl, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, Fração Excretada de Sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de Eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Os achados são compatíveis com o diagnóstico de insuficiência renal aguda oligúrica do tipo pré-renal.
Compartilhar