Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação aos antimicrobianos, assinale a afirmativa incorreta:

A
Os betalactâmicos constituem um grupo de antibióticos que têm como mecanismo de ação a inibição da síntese da parede celular.
B
O grupo das quinolonas, amplamente utilizado em nosso meio, tem como mecanismo de ação a inibição da DNA girase, comprometendo o espiralamento do DNA.
C
O uso de inibidores de beta-lactamase (sulbactam, ácido clavulânico) associados a um beta-lactâmico favorece o tratamento de infecções por estafilococos oxa-sensíveis, alguns gram-negativos produtores de betalactamase e anaeróbios.
D
As cefalosporinas de terceira geração apresentam uma cobertura superior contra bactérias gram-negativas, quando comparado às cefalosporinas de primeira e segunda geração.
E
O uso de uma fluorquinolona (levofloxacin/moxifloxacin) ou de um macrolídeo (azitromicina) não é indicado como droga isolada em pneumonias comunitárias não complicadas.
Com relação ao fator intrínseco, podemos afirmar:
Paciente 37 anos, gestante com 36 semanas, procurou o serviço de emergência com queixa de tremor de extremidades, diarreia e intolerância ao calor. Ao exame físico, encontramos bócio, exoftalmia e taquicardia. A melhor conduta será:
Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico:
Sobre síndrome nefrótica idiopática na infância, é correto afirmar que:
Compartilhar