Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação aos critérios de morte encefálica, assinale a alternativa correta.

A
Hipotermia abaixo de 35ºC é uma impossibilidade para o diagnóstico.
B
A presença de choque circulatório não interfere no exame clínico.
C
O eletroencefalograma é sempre necessário para confirmar o diagnóstico.
D
A atitude de descerebração é compatível com a morte encefálica.
E
A causa da lesão neurológica precisa estar bem esclarecida.
Mulher 29 anos, apresenta ferimento em úlcera no nariz que se iniciou pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Não teve redução com o uso de medicamentos cicatrizantes comuns. Refere ter visitado Santarém e arredores há cerca de três meses. Após suspeita houve identificação do parasito em esfregaço da raspadura da lesão e teste de Montenegro positivo. O exame a ser realizado e o tratamento de primeira escolha é:
Com relação ao seguimento e prevenção de complicações após iniciar o tratamento deverá ser acompanhado com realização periódica de quais exames:
Um homem, 50 anos, segundo seus familiares, está apresentando mudanças comportamentais que nunca foram definidas com clareza. Formou-se em Direito e sempre realizou suas atividades, apesar de ser considerado excêntrico por alguns. Atualmente, relata se sentir vigiado e 'entender' um significado especial em escritos luminosos, placas de carros e barulhos de buzinas de carros. Aos poucos, isolou-se de seu ambiente social, perdendo a capacidade de trabalho. Em momento algum evidenciou-se alterações orgânicas. Esse quadro corresponde ao diagnóstico de:
As situações abaixo referem-se à baixa estatura não tratada. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes. ( ) Edema de pés e mãos ao nascimento, curva de crescimento inferior ao percentil 5 (p5), atraso nas aquisições psicomotoras e hipogonadismo hipergonadotrófico são características de paciente 46,XX/45,X. ( ) Cardiopatias congênitas, doença celíaca, pneumonias de repetição e desnutrição só comprometem o crescimento, se na época da doença existir idade óssea avançada. ( ) Baixa estatura desproporcionada, velocidade de crescimento associadas a atraso na idade óssea e retardo mental são encontradas em pacientes com displasia óssea. ( ) São características da baixa estatura familial: puberdade atrasada, curva de crescimento com tendência à horizontalização na idade da puberdade e idade óssea compatível com a estatural. ( ) No hipotireoidismo adquirido há um atraso da idade óssea, queda de rendimento escolar, horizontalização da curva de crescimento, mas manutenção da expectativa da altura final. A sequência correta é:
Compartilhar