Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação aos critérios de morte encefálica, assinale a alternativa correta.

A
Hipotermia abaixo de 35ºC é uma impossibilidade para o diagnóstico.
B
A presença de choque circulatório não interfere no exame clínico.
C
O eletroencefalograma é sempre necessário para confirmar o diagnóstico.
D
A atitude de descerebração é compatível com a morte encefálica.
E
A causa da lesão neurológica precisa estar bem esclarecida.
No exame oftalmológico pelo pediatra verificou-se a presença de um folículo elevado no limbo, cercado por intensa hiperemia conjuntival. A causa dessa doença é frequentemente associada com blefaroconjuntivite crônica estafilocócica. O diagnóstico provável é:
Dentre as doenças do sono merece destaque a apneia obstrutiva do sono, por sua frequência, impacto na qualidade de vida e mortalidade associada. Assinale a alternativa verdadeira em relação à doença:
Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
Recém-nascido, sexo feminino, é levada ao setor de emergência com 16 horas de vida. A paciente nasceu no lar, e o pai informa que o bebê "evacuou sangue". A mãe tem epilepsia e faz uso de fenobarbital. Exame físico: peso: 3.250 g, comprimento: 49 cm, FC: 142 bpm, FR: 55 irpm, pulsos periféricos facilmente palpáveis, múltiplas equimoses nos membros e exsudação sanguinolenta no coto umbilical. Exames laboratoriais: plaquetas: 280.000/mm³ TAP e PTT prolongados, BT: 3 mg/dl, função hepática normal. A medida terapêutica mais importante é a administração de:
Compartilhar