Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Hematologia

Com relação aos distúrbios neurológicos relacionados ao alcoolismo crônico, qual das afirmações abaixo é falsa?

A
A polineuropatia acomete preferencialmente os membros superiores e em geral há hiperreflexia
B
A encefalopatia de wernicke é caracterizada pela tríade clínica que engloba a oftalmologia, a ataxia e a confusão mental
C
O tratamento de escolha para a síndrome de korsakoff é a administração de tiamina (vitamina B1)
D
Na degeneração cerebelar, a ataxia é o achado mais comum
E
Na deficiência de vitamina B12, é comum a presença de anemia macrocítica
Homem, 43 anos de idade, foi submetido a cateterismo uretral com sonda Foley 20 Fr após a indução anestésica para cirurgia eletiva. Ao ser insuflado o balão da sonda, observou-se uretrorragia de moderada intensidade. Qual a conduta inicial?
Primigesta, 16 semanas, evolui com abortamento espontâneo. Durante o processo de abortamento, não apresenta cólicas e/ou sangramentos. O diagnóstico mais provável é:
Em 2008, o Ministério da Saúde realizou a maior campanha de vacinação do mundo: o objetivo foi de vacinar cerca de 70 milhões de pessoas. Quanto à vacinação contra rubéola, podemos afirmar:
Com relação ao uso do teste tuberculínico para o diagnóstico de tuberculose, considerar as assertivas abaixo: I - Resultados falso-negativos são comuns em pacientes imunodeprimidos. II - O resultado do teste pode indicar reator forte mesmo na ausência da doença. III - Em indivíduos imunocompetentes, um teste não reator é útil para excluir a doença. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
Compartilhar