Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação aos divertículos epifrênicos, é correto afirmar, EXCETO:

A
São divertículos de pulsão que aparecem no terço distal do esôfago
B
Na maioria das vezes, acomete pacientes portadores de um distúrbio de motilidade onde estão presentes sintomas como disfagia, regurgitação, vômitos, dor torácica, tosse e perda de peso
C
Embora o exame contrastado defina melhor a presença de divertículos, estudos de motilidade são necessários para a conclusão diagnóstica
D
O tratamento cirúrgico, quando indicado, inclui sua ressecção e uma miotomia do esfíncter esofagiano superior.
Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
Mulher, com 19 semanas de gestação chega à maternidade com um quadro de abortamento em curso. Houve expulsão de um feto de 350 g, 18 cm, apresentando movimentos respiratórios e batimento do cordão umbilical. Após 30 minutos, constatou-se o óbito do feto. Qual (is) documento (s) deve (m) ser emitido (s) pelo médico obrigatoriamente?
Paciente, 30 anos de idade, G7P7A0, gestação de 38 semanas, com gemelaridade dicoriônica e diamniótica foi submetida a parto cesárea por apresentação pélvica dos dois fetos. Antecedentes pessoais: Diabetes mellitus gestacional controlado com dieta. Na primeira hora de puerpério, apresentou sangramento via vaginal aumentado com repercussão hemodinâmica e necessidade de uterotônicos e massagem uterina. Dentre os itens listados, o conjunto de fatores de risco para hipotonia uterina nesta paciente é:
Para uma gestante portadora da infecção pelo HIV em seguimento pré-natal, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar