Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação aos divertículos epifrênicos, é correto afirmar, EXCETO:

A
São divertículos de pulsão que aparecem no terço distal do esôfago
B
Na maioria das vezes, acomete pacientes portadores de um distúrbio de motilidade onde estão presentes sintomas como disfagia, regurgitação, vômitos, dor torácica, tosse e perda de peso
C
Embora o exame contrastado defina melhor a presença de divertículos, estudos de motilidade são necessários para a conclusão diagnóstica
D
O tratamento cirúrgico, quando indicado, inclui sua ressecção e uma miotomia do esfíncter esofagiano superior.
Os Aneurismas da Aorta Abdominal (AAA) são de importância especial por se tratar daqueles mais frequentes na prática clínica. Na maioria das vezes são assintomáticos e detectados em exames de rotina ou de forma ocasional. Qual o principal fator de risco de ruptura do AAA?
Menino de 2 anos, com história de febre há 3 dias, acompanhada de coriza amarelada. Há dois dias irritabilidade e há um dia com T = 39ºC e recusa-se a deambular (chora). Ao exame físico, apresenta dor às manobras de movimentação de quadril esquerdo. Qual o diagnóstico mais provável?
Criança de cinco meses de idade iniciou quadro de coriza, febre de 38ºC e tosse seca há 48 horas. No terceiro dia de doença, piorou da tosse, ficou bastante dispneica e apresentou vômitos. Ao exame físico, encontramos tiragem subcostal, irritabilidade, ausência de toxemia, taquipneia, AP: sibilos difusos e algumas crepitações. O diagnóstico mais provável é:
Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:
Compartilhar