Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Com relação aos erros inatos do metabolismo, é correto afirmar que:

A
o tratamento da fenilcetonúria deve ser iniciado o mais precocemente possível compreendendo o leite modificado, pobre em fenilalanina
B
a galactosemia se manifesta no período neonatal através de hepatopatia, tubulopatia e deformidades progressivas
C
são esperados valores normais para amônia sanguínea nos defeitos do ciclo da ureia e em algumas acidemias orgânicas
D
o emprego de mamadeiras adoçadas com sacarose leva secundariamente à hiperglicemia nos pacientes com intolerância hereditária à frutose
Mulher de 36 anos apresenta-se com quadro de ascite há 2 semanas. A punção revelou um GASA (gradiente de albumina soro-ascite) de 1,3mg/dL. É mais provável tratar-se de:
A técnica de Stoppa é considerada:
Paciente, 50 anos, hipertenso sob tratamento farmacológico, evolui com fibrilação atrial de alta resposta ventricular revertida quimicamente a ritmo sinusal, no pronto atendimento. Seu eletrocardiograma, após cardioversão, revela sobrecarga ventricular esquerda e ritmo sinusal. Nesse caso, qual a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal?
Paciente do sexo feminino, 50 anos, comparece ao consultório médico para avaliação de osteoporose. Sem queixas no momento. Menopausa desde os 39 anos, sem terapia de reposição hormonal. Nuligesta. Nega tabagismo e etilismo. Antecedentes pessoais: asma brônquica na infância, com uso de corticoide por longos períodos. Nega outras patologias. Antecedentes familiares: pai hipertenso, mãe dislipêmica e portadora de osteoporose. Ao exame físico: IMC: 21 kg/m2, PA:120 x 80 mmHg, FC: 84 bpm, tiroide normopalpável; demais, sem alterações. Assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar