Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação aos mecanismos patogênicos e aos quadros clinícos causados por enterobactérias, assinalar a alternativa INCORRETA.

A
Vibrio cholarae causa diarreia toxigênica com grande perda de água e, principalmente, de sódio.
B
Escherichia coli enteropatogênica tem sua ação mediada por um enterotoxina.
C
Rotavírus predomina no inverno e tem sua ação patogênica neutralizada por vacinas.
D
Shigella causa quadro de colite com febre elevada, prolapso retal e crise convulsiva.
E
Salmonella desenvolve sua ação patogênica no íleo terminal e no cólon, invadindo o epitélio e disseminando-se para outros órgãos.
Nas anomalias congênitas do intestino grosso e ânus, é correto afirmar:
Uma criança de 31 semanas de idade gestacional, com mãe com bolsa rota há mais de 24 horas, apresenta sinais de sofrimento fetal. Nasce com anóxia neo-natal grave (Apgar 1° minuto 3; Apgar 5° minuto 6). Aspira mecônio e evolui para pneumonia grave. Constata-se também CIV através de ecocardiograma. Evolui mal no 5° dia é diagnosticado sepse, vindo a falecer no 7° dia, com falência de múltiplos órgãos. As causas básica e imediata do óbito, são respectivamente:
Nas fraturas supra condilianas do úmero, pode ocorrer como complicação, uma lesão nervosa. Qual o nervo que é o mais comumente acometido nesse tipo de complicação?
Paciente masculino, 67 anos, sem doença prévia, procura o seu consultório para <i>check-up</i>. Nega uso de medicações. Relata história prévia de tabagismo, nega etilismo. Exame físico normal. Em relação ao rastreamento e profilaxias neste paciente, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar