Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação aos oncogenes, assinale a alternativa correta:

A
São genes recessivos que necessitam de duas mutações sequenciais em cada alelo para gerar o fenótipo neoplásico.
B
São gerados de mutações em genes normais, os proto-oncogenes, que apresentam função fisiológica no organismo, usualmente associados a fatores de crescimento.
C
O oncogene mais frequentemente associado a neoplasias é o p53, que se encontra mutado em cerca de 50% dos casos de câncer.
D
Os oncogenes estão associados a fenômenos de reparo do DNA.
E
As neoplasias malígnas são geradas usualmente de mutações de um único oncogene.
Com relação à asma, correlacione as colunas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I. Pico de fluxo expiratório (PFE) pré-broncodilatador entre 60 e 80% do previsto. II. Crises infrequentes, algumas requerendo curso de corticosteroide. III. Tratamento com beta-2 de curta duração, por via inalatória para alívio dos sintomas. IV. Tratamento com beta-2 de curta ação se necessário, corticosteroide inalatório, beta-2 de longa ação, antileucotrienos, xantinas e corticosteroide por via oral. V. Dispneia moderada com sibilos localizados ou difusos. VI. Pico de fluxo expiratório (PFE) menor que 30% previsto, Sat.O2 menor que 90%, PaCO2 maior que 45mmHg. ( ) Asma persistente leve. ( ) Asma persistente moderada. ( ) Asma intermitente. ( ) Crise de asma grave. ( ) Asma persistente grave. ( ) Crise de asma muito grave.
Das condições a seguir, qual apresenta risco mais baixo como predisponente para endocardite infecciosa?
Que afirmação está CORRETA com relação à síndrome de Lennox-Gastaut?
Qual das alternativas é a contraindicação formal para o uso de inibidores da fosfodiesterase no tratamento da disfunção erétil?
Compartilhar