Com relação aos oncogenes, assinale a alternativa correta:
A
São genes recessivos que necessitam de duas mutações sequenciais em cada alelo para gerar o fenótipo neoplásico.
B
São gerados de mutações em genes normais, os proto-oncogenes, que apresentam função fisiológica no organismo, usualmente associados a fatores de crescimento.
C
O oncogene mais frequentemente associado a neoplasias é o p53, que se encontra mutado em cerca de 50% dos casos de câncer.
D
Os oncogenes estão associados a fenômenos de reparo do DNA.
E
As neoplasias malígnas são geradas usualmente de mutações de um único oncogene.
Outras questões
Com relação à asma, correlacione as colunas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. Pico de fluxo expiratório (PFE) pré-broncodilatador entre 60 e 80% do previsto.
II. Crises infrequentes, algumas requerendo curso de corticosteroide.
III. Tratamento com beta-2 de curta duração, por via inalatória para alívio dos sintomas.
IV. Tratamento com beta-2 de curta ação se necessário, corticosteroide inalatório, beta-2 de longa ação, antileucotrienos, xantinas e corticosteroide por via oral.
V. Dispneia moderada com sibilos localizados ou difusos.
VI. Pico de fluxo expiratório (PFE) menor que 30% previsto, Sat.O2 menor que 90%, PaCO2 maior que 45mmHg.
( ) Asma persistente leve.
( ) Asma persistente moderada.
( ) Asma intermitente.
( ) Crise de asma grave.
( ) Asma persistente grave.
( ) Crise de asma muito grave.
Das condições a seguir, qual apresenta risco mais baixo como predisponente para endocardite infecciosa?
Que afirmação está CORRETA com relação à síndrome de Lennox-Gastaut?
Qual das alternativas é a contraindicação formal para o uso de inibidores da fosfodiesterase no tratamento da disfunção erétil?