Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Com relação aos oncogenes, assinale a alternativa correta:

A
São genes recessivos que necessitam de duas mutações sequenciais em cada alelo para gerar o fenótipo neoplásico.
B
São gerados de mutações em genes normais, os proto-oncogenes, que apresentam função fisiológica no organismo, usualmente associados a fatores de crescimento.
C
O oncogene mais frequentemente associado a neoplasias é o p53, que se encontra mutado em cerca de 50% dos casos de câncer.
D
Os oncogenes estão associados a fenômenos de reparo do DNA.
E
As neoplasias malígnas são geradas usualmente de mutações de um único oncogene.
Paciente, sexo masculino, 76 anos de idade, com relato de dor abdominal difusa, tipo cólica e de forte intensidade, há três dias, associada à parda da eliminação de fezes e flatos, no mesmo período. Não apresentou vômitos e nega cirurgias prévias sobre o abdome. Ao exame físico, mostrava-se diaforético, com pulso de 116 bpm, fino, frequência respiratória de 26 ipm e tensão arterial: 76 x 37 mmHg. Abdome muito distendido, com RHA deprimidos e dor à palpação difusamente. Radiografia de abdome em ortostase mostra interrupção do trânsito intestinal em dois pontos distintos. Se optado por monitorização hemodinâmica invasiva com cateter de Swan-Ganz, os achados que mais provavelmente se evidenciariam no caso em questão, são índice cardíaco:
O MFC realiza o cuidado da pessoa em todos os seus ciclos de vida desde o ventre materno até a senescência. A transição demográfica hoje apresenta uma população idosa cada vez mais necessitada de assistência, pois envelhecer sem qualidade de vida não faz sentido. Sobre esse caso, marque a alternativa correta.
São manifestações da hiperprolactinemia, exceto:
Menina de 12 anos foi trazida à consulta por queixas de prurido no couro cabeludo, quadro iniciado há 30 dias e que está aumentando de intensidade. Ao exame físico, apresentava lesões papulosas, eritematosas e erosadas na região cervical, além de corpos ovoides, esbranquiçados e bem aderidos aos fios de cabelo. Com base neste quadro clínico, assinale a assertiva incorreta.
Compartilhar