Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Com relação aos sinais abaixo relacionados, assinale a ERRADA:

A
Sinal de Jacques-Kluge é a visualização de uma coloração arroxeada do vestíbulo e da parede vaginal anterior após a oitava semana de gestação.
B
O Sinal de Piskacek corresponde à assimetria uterina observada ao toque no início da gravidez.
C
O Sinal de Negri é a presença do útero nos fundos de saco laterais, mostrando sua transformação de piriforme para globoso.
D
Sinal de Puzos é a comprovação da sensação de rechaço que se tem quando se pressiona, bruscamente, o saco anterior. O concepto rechaçado eleva-se e desce lentamente até ser sentido pelos dedos vaginais .
E
O Sinal de Spalding é o cavalgamento dos ossos do crânio visto por exames radiológicos .
Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que: I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76. II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática. III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas: A- Bupropiona B- Vareniclina C- Clonidina D- Terapia de reposição da Nicotina 1- Risco de convulsões. 2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar. 3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva. 4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.
Tríade característica de Glomerulonefrite difusa aguda.
Mulher de 50 anos apresenta sinusites de repetição e quadro crônico de tosse com hemoptise. A radiografia de tórax mostra infiltrados pulmonares difusos, a proteinúria de 24 horas vale 1,8 gramas, a creatinina sérica é de 1,6 mg/dl. A pesquisa de bacilos álcool-ácidos resistentes no escarro é negativa e o anti-HIV é não reagente. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica deve-se dosar anticorpo anti:
Compartilhar