Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Reumatologia

Assinale a alternativa correta.

A
A causa mais frequente de hiperparatireoidismo primário é o adenocarcinoma das paratireoides.
B
O diagnóstico de hiperparatireoidismo somente deve ser considerado em pacientes com manifestações clínicas envolvendo rins e sistema esquelético.
C
A hipercalcemia humoral do câncer caracteriza-se por hipofosfatemia, aumento da depuração urinária de fosfato e níveis séricos elevados de PTH.
D
Todo paciente com diagnóstico de hiperparatireoidismo primário deve ser submetido à exploração cirúrgica das paratireoides.
E
A hipercalcemia da sarcoidose ocorre pelo excesso de 1,25(OH)2 D sintetizada nos macrófagos ou células dos granulomas.
Quanto á rinossinusite no adulto é correto afirmar que:
São considerados critérios para TRALI (“Transfusion-Related Acute Lung Injury”):
Considere as seguintes assertativas sobre neuropatia diabética. I. Os elementos principais no manejo da neuropatia diabética são: controle glicêmico, cuidados com os pés e tratamento da dor. II. Controle glicêmico rigoroso é o principal fator para prevenção da neuropatia diabética III. Polineuropatia diabética dolorosa é uma condição em geral autolimitada. IV. Amitriptilina, capsaicina, gabapentina e inibidores da enzima conversora da angiotensina (EICA) têm se mostrado efetivos para o tratamento da neuropatia diabética. Escolha a opção correta.
Em um paciente com o diagnóstico de Melanoma Maligno em coxa esquerda, com grau de infiltração de Breslow de 2 mm, com ausência de adenomegalias inguinais ao exame físico, foi realizada a pesquisa do linfonodo sentinela em região inguinal esquerda que evidenciou metástase linfonodal. Qual a função deste procedimento cirúrgico?
Compartilhar