A causa mais frequente de hiperparatireoidismo primário é o adenocarcinoma das paratireoides.
B
O diagnóstico de hiperparatireoidismo somente deve ser considerado em pacientes com manifestações clínicas envolvendo rins e sistema esquelético.
C
A hipercalcemia humoral do câncer caracteriza-se por hipofosfatemia, aumento da depuração urinária de fosfato e níveis séricos elevados de PTH.
D
Todo paciente com diagnóstico de hiperparatireoidismo primário deve ser submetido à exploração cirúrgica das paratireoides.
E
A hipercalcemia da sarcoidose ocorre pelo excesso de 1,25(OH)2 D sintetizada nos macrófagos ou células dos granulomas.
Outras questões
Dentre os medicamentos usados no tratamento da hiperplasia prostática, qual é o que pode interferir em cirurgias para cataratas, por causar frouxidão da íris?
Mãe de lactente de seis meses, que estava em aleitamento materno exclusivo, referiu que o filho chorava sem parar, não queria mamar e vinha apresentando vômitos há 24 horas. Contou ainda, que o abdome do bebê está "inchado" e notou a presença de "catarro" e sangue junto com pequena quantidade de fezes quando foi trocar a fralda. Negou presença de febre. Ao exame físico, os sinais vitais estavam normais. Foram solicitados exames, que apresentaram os seguintes resultados: hemograma - ausência de leucocitose; ultrassonografia abdominal - ausência de coleção ou líquido livre na pelve. O diagnóstico mais provável, o sinal ultrassonográfico característico dessa doença e o tratamento específico para esse caso, respectivamente, são:
Em relação aos critérios diagnósticos para distúrbio autista marque alternativa INCORRETA:
Em pediatria uma intercorrência neurológica comum é a convulsão febril. Sobre esta morbidade é CORRETO afirmar que: