Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Com relação às abordagens terapêuticas dos pacientes portadores de doenças hipofisárias, é INCORRETO afirmar:

A
Agonistas dopaminérgicos são agentes mais efetivos no tratamento de tumores produtores de prolactina do que nos tumores produtores de GH.
B
Não há necessidade de tratamento de reposição com mineralocorticoides em pacientes com insuficiência adrenal secundária.
C
Clorpropamida e diuréticos tiazídicos podem ser opções de tratamento para pacientes com diabetes insipidus central.
D
Agonistas dopaminérgicos e análogos da somatostatina constituem a primeira opção terapêutica em pacientes com adenomas hipofisários não-funcionantes.
E
Cirurgia transesfenoidal é o tratamento de escolha para a Doença de Cushing.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. Os sinais e sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P.R.
A apresentação clínica mais comum da iridociclite crônica em crianças com artrite idiopática juvenil oligoarticular é:
As indicações de ventilação com pressão positiva durante as manobras de reanimação do recém-nascido na sala de parto são:
Compartilhar