Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Com relação às anemias, julgue a associação apresentada em cada item a seguir. I. Anemia por deficiência de vitamina B12 - hipersegmentação de neutrófilos. II. Esferocitose hereditária - reticulocitose. III. Anemia ferropriva - aumento dos níveis de ferritina e redução da capacidade total de ligação do ferro. IV. Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase - corpúsculos de Heinz. V. Anemia falciforme. A quantidade de itens certos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Paciente gestante na 7 semana procura atendimento médico onde é observada extensa lesão vulvar compatível com condiloma plano. O tratamento mais indicado nesse caso é:
Paciente portadora de vírus da hepatite C apresenta ecografia recente com heterogeneidade do parênquima hepático e biópsia com perda da arquitetura histopatológica. Refere há 24 horas hematêmese e melena em grande quantidade, com astenia progressiva e desconforto abdominal. Ao exame, está pálida, sonolenta, PA 70/30 mmHg, FC 140, FR 24, afebril. Na abordagem inicial de emergência, qual a conduta mais apropriada?
Alberto foi atendido em via pública. Apresentava-se com fratura simples de tornozelo, trauma torácico, turgência de veias jugulares; PA = 50/30mmHg, ausculta cardíaca com abafamento de bulhas e ausculta pulmonar normal bilateralmente. A conduta de emergência será:
Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresentando dor retroesternal há 4 semanas com investigação cardiológica normal. Nesse caso, qual exame solicitar e por quê?
Compartilhar