Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

Com relação às dermatoparasitoses e micoses superficiais na criança, identifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A escabiose é causada pelo Sarcoptes scabiei variedade hominis e no lactente se caracteriza pelo acometimento do couro cabeludo e comprometimento de palmas e plantas. ( ) A larva migrans cutânea é causada por ancilóstomos de cães e gatos e se caracteriza pelas lesões pruriginosas de aspecto serpiginoso. ( ) A Tinea capitis na criança se caracteriza por áreas de alopecia e descamação, com cabelos tonsurados, e o tratamento deve ser tópico. ( ) A pitiríase versicolor é mais comum no adolescente, pela característica lipofílica do fungo, que faz parte da flora cutânea normal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A
V – V – F – V.
B
V – F – V – V.
C
F – V – V – F.
D
F – V – F – V.
E
V – F – V – F.
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Uma senhora de 45 anos de idade, em uso crônico de anti-inflamatórios não esteroides (AINE), apresenta-se para atendimento emergencial com quadro de hematêmese. Após estabilização hemodinâmica, é encaminhada para endoscopia digestiva, que revela úlcera duodenal, sem sangramento atual, com coágulo firmemente aderido na base. Qual das condutas abaixo não diminui a ocorrência de ressangramento?
Sobre parada cardiocirculatória pediátrica, analise as afirmativas. I - Diante de dois socorristas, o ritmo de reanimação (ventilações/compressões torácicas) deve ser de 5 ventilações: 15 compressões torácicas. II - A principal causa de parada cardiocirculatória em pediatria é a hipóxia e o ritmo de parada principal é em assistolia. III - Hipercalemia é uma das causas de fibrilação ventricular. Está CORRETO o que se afirma em:
Nódulos de Heberden e Bouchard são característicos de:
Compartilhar