Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Com relação às dermatoviroses, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O agente causal da varicela é um herpes-vírus do tipo I.
B
A varicela e o herpes-zóster são causados pelo mesmo vírus.
C
O molusco contagioso é causado por um poxvírus.
D
Na verruga vulgar, as lesões são pápulas ceratósicas e o agente causal é o papiloma vírus humano.
E
O condiloma acuminado é caracterizado por lesões vegetantes e é causado pelo papiloma vírus humano.
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém-nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Um bebê com sete dias de vida é admitido no serviço de emergência com quadro clínico de letargia, sucção débil, vômitos e distensão abdominal há dois dias. Ao exame físico, apresenta-se pálido, ictérico leve (Zona III de Kramer), hipotônico, hipoativo, mas reativo aos estímulos, com frequência cardíaca de 180 bpm, frequência respiratória de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5°C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dl. O diagnóstico provável e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, são, respectivamente:
Jogador de futebol profissional sofreu, em uma partida oficial, trauma em valgo no joelho direito que o impediu de se levantar do solo, tendo sido retirado na maca. Que sinal, dentre os abaixo, deverá ser positivo para esse tipo de trauma?
Mulher de 30 anos veio à consulta com queixa de esforço e dor às evacuações nos últimos 8 meses, fezes ressequidas e sangramento escasso percebido no papel higiênico. Negou história familiar de câncer colorretal. O exame proctológico revelou uma fissura anal de apresentação atípica, podendo por isso ser secundária a outra doença. Qual dos achados abaixo necessitaria de investigação etiológica complementar?
Compartilhar