Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Com relação às manifestações extradigestivas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), é correto afirmar que:

A
a ocorrência de asma induzida pela DRGE está na dependência de episódios repetidos de broncoaspiração do ácido gástrico.
B
exame endoscópico normal exclui a DRGE como causa de tosse crônica.
C
os sintomas respiratórios estão especialmente relacionados a episódios noturnos de refluxo gastroesofágico.
D
a existência de sintomas respiratórios é indicação de cirurgia antirrefluxo.
Uma paciente de 78 anos foi internada devido a uma pneumonia comunitária de evolução há 5 dias. Apresentava-se taquidispneica (FR de 26 irpm); acianótica; desidratada ++/4+; febril (Tax. de 37,9°C). Ausculta respiratória MV ? em base de HTE, com presença de EC, associado a ? do FTV e percussão submaciça, desse local. PA = 100 x 60 mmHg, FC = 110 bpm. Não apresentava alterações nos demais aparelhos. É uma paciente tabagista de longa data. Após 72 horas de sua internação, evoluiu com quadro de delirium, apresentando-se com períodos de muita agitação. Podemos afirmar, com relação ao delirium, que:
A solicitação de cultura e antibiograma de rotina para o isolamento do agente infeccioso deve ser realizada em que situação?
É INCORRETO sobre a síndrome nefrótica:
Sobre um paciente com Síndrome Demencial, podemos afirmar: I - A Doença de Alzheimer apresenta-se com perda da memória anterógrada insidiosa e perda do senso geográfico, podendo evoluir para apraxia e agnosia. II - A demência vascular pode evoluir com alteração cognitiva em período curto de 3 meses, associada a alterações de humor e, muitas vezes, à história pregressa de AVC. III - Presença de manifestações extrapiramidais, alucinações e distúrbios do sono são manifestações clínicas tardias da Doença de Alzheimer.
Compartilhar