Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Com relação às manifestações extradigestivas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), é correto afirmar que:

A
a ocorrência de asma induzida pela DRGE está na dependência de episódios repetidos de broncoaspiração do ácido gástrico.
B
exame endoscópico normal exclui a DRGE como causa de tosse crônica.
C
os sintomas respiratórios estão especialmente relacionados a episódios noturnos de refluxo gastroesofágico.
D
a existência de sintomas respiratórios é indicação de cirurgia antirrefluxo.
Homem, 45 anos, tabagista 1 maço/dia desde 18 anos, dislipidêmico em uso irregular de sinvastatina, foi admitido, após desentendimento familiar, com quadro de desconforto torácico médio-esternal sem irradiação, acompanhado de leve sudorese fria. Como a dor persistiu nos próximos 10 minutos, foi levado ao pronto atendimento. Seu exame físico era normal, bem como seu ECG, realizado 15 minutos após o início da dor. Encaminhado para sala de dor torácica, foram tomadas medidas iniciais, como Morfina, Nitrato, AAS, Clopidogrel e Oxigênio, com melhora significativa da dor. Que diagnóstico seria o mais adequado, caso um novo ECG e dosagens de marcadores cardíacos fossem normais?
São classificadas, pela OMS, como muito baixo peso ao nascer as crianças que nascem com peso inferior a:
Sabendo que uma gota da solução de sulfato ferroso apresenta 1,25 mg de ferro elementar, quantas gotas por dia estaria mais correto recomendar para o tratamento de uma criança de 10 kg com anemia ferropriva?
A Epistaxe é considerada a emergência mais comum em otorrinolaringologia, ocorrendo pelo menos uma vez em até 60% da população. A maioria desses episódios é de intensidade leve e autolimitada. Sobre a Epistaxe, assinale a afirmativa correta.
Compartilhar