Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação às metástases cerebrais, é correto afirmar:

A
A cirurgia e a radioterapia apresentam melhores resultados no tratamento das metástases cerebrais do que a quimioterapia.
B
São tumores relativamente malignos e menos frequentes do que os gliomas.
C
A tomografia computadorizada é um exame mais sensível que a ressonância nuclear magnética para o diagnóstico de lesões pequenas.
D
O pulmão é o sítio primário mais comum, e a sobrevida mediana do paciente com metástase cerebral é aproximadamente de 3 anos.
E
As metástases cerebrais devem ser apenas biopsiadas e tratadas com radioterapia cerebral total.
Considerando que um paciente de 54 anos de idade esteja no quinto dia pós-operatório de uma gastrectomia com reconstrução do trânsito à Billroth II na qual foram utilizados fios monofilamentares inabsorvíveis e multifilamentares absorvíveis, julgue o item. Caso o paciente em questão apresente febre, infecção de ferida operatória, pneumonia ou infecção do trato urinário devem ser consideradas no diagnóstico diferencial nessa condição clínica.
Lactente, 19 meses, apresenta-se desnutrido, taquipneico, temperatura axilar igual a 38.8ºC, creptação em base pulmonar à direita, sopro sistólico melhor audível na borda paraesternal esquerda, na altura do terceiro espaço intercostal. Fígado palpável a 4 cm da reborda costal D. Além de pneumonia e de desnutrição, este paciente apresenta o seguinte diagnóstico:
A rotina de atendimento de recém-nascidos prevê ações de saúde no campo da prevenção que podem ser exemplificadas abaixo. Das medidas de promoção de saúde abaixo, é incorreto afirmar que:
Em relação aos sopros inocentes, é correto afirmar:
Compartilhar