Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com relação às metástases cerebrais, é correto afirmar:

A
A cirurgia e a radioterapia apresentam melhores resultados no tratamento das metástases cerebrais do que a quimioterapia.
B
São tumores relativamente malignos e menos frequentes do que os gliomas.
C
A tomografia computadorizada é um exame mais sensível que a ressonância nuclear magnética para o diagnóstico de lesões pequenas.
D
O pulmão é o sítio primário mais comum, e a sobrevida mediana do paciente com metástase cerebral é aproximadamente de 3 anos.
E
As metástases cerebrais devem ser apenas biopsiadas e tratadas com radioterapia cerebral total.
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Um menino de 14 anos de idade com rinite alérgica relata que frequentemente desenvolve tosse e falta de ar cerca de 5 minutos após iniciar jogo de futebol. Esses sintomas melhoram após o repouso de 30 minutos. Das seguintes, a droga que apresentará melhor resposta neste paciente se administrada imediatamente antes do exercício é:
Paciente de 24 anos é trazido ao pronto atendimento pelos familiares com edema em lábios e dificuldade respiratória. Os sintomas se iniciaram há cerca de 2 horas, após ter feito uso de diclofenaco para contusão sofrida em jogo de futebol. A mãe refere que houve um quadro semelhante quando o paciente tinha 7 anos e lhe foi administrada aspirina. Sobre o quadro apresentado, é INCORRETO afirmar:
Lactente de 3 meses dá entrada na emergência em Parada Cardiorrespiratória. Foram iniciadas manobras de reanimação, sem sucesso. Os pais contam que a criança nasceu a termo, nunca ficou doente, estava em aleitamento materno exclusivo, com desenvolvimento neurológico e ponderal normais. A criança mamou, ficou no colo por 15 minutos e foi colocada no berço, em decúbito ventral, sem cobertor. Como a criança não acordou para a próxima mamada, a mãe foi ao berço e a encontrou “roxa”. Em relação à orientação dos pais para prevenção da morte desta criança, assinale a alternativa correta:
Compartilhar