Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Pneumologia

Com relação às parasitoses intestinais, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Eosinofilia moderada pode sugerir ascaridíase e estrongiloidíase; quando mais intensa (acima de 20%), sugere giardíase.
B
Prurido anal noturno é característico de infestação por Trichuris trichiura.
C
Estrongiloidíase pode causar síndrome de passagem de larvas pelo pulmão (síndrome de Löeffler) e dor epigástrica em queimação semelhante à da úlcera péptica.
D
A primeira escolha para o tratamento da enterobíase é tiabendazol.
E
Larva migrans visceral é exclusiva do trato intestinal, não comprometendo outros órgãos, como coração e fígado.
O diagnóstico de acalasia é dado por:
A Icterícia Neonatal está presente de maneira frequente, no período neonatal. Assinale a alternativa INCORRETA.
A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?
Paciente feminina, 81 anos, em tratamento ambulatorial por osteoporose, leu em revista semanal que, atualmente, existem vários tratamentos possíveis para sua condição. Refere já ter lido um pouco sobre cada um deles, mas, junto com sua filha, procura orientação sobre os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso dessas medicações. Com base no conhecimento dos efeitos colaterais esperados para os medicamentos abaixo listados, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.1. Bisfosfonatos orais. 2. Bisfosfonatos parenterais. 3. SERMs*. 4. Ranelato de estrôncio. 5. Teriparatida. ( ) Aumento da ocorrência de “fogachos”. ( ) Aumento do risco de fibrilação atrial e febre. ( ) Elevada incidência de sintomas gastrointestinais. ( ) Pode causar dor muscular, fraqueza e vertigem. ( ) Pode causar pequeno aumento de incidência de trombose venosa profunda. *SERM (modulador seletivo do receptor estrogênico) Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
Compartilhar