Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Com respeito a Acidentes de Submersão (Afogamento), qual a alternativa CORRETA?

A
A apresentação clínica dos pacientes é sistematicamente com hipotermia, podendo ou não ter bradicardia associada.
B
Os afogamentos ocorridos em água salgada apresentam alterações eletrolíticas severas, em contraposição aos ocorridos em água doce, que apresentam alterações leves.
C
O desenvolvimento de síndrome de angústia respiratória aguda pode ocorrer dias após o episódio de submersão.
D
A estabilização da coluna cervical é indicada na quase totalidade dos casos de afogamento.
E
Os casos leves de afogamento não têm indicação de internação hospitalar.
Homem, com 45 anos de idade, apresenta-se em consulta ambulatorial com miocardiopatia dilatada idiopática, insuficiência cardíaca em classe funcional II e fração de ejeção de VE estimada em 30% por ecocardiograma recente. Faz uso regular de digoxina, enalapril e diuréticos. Devido a sintomas de palpitações, exame de Holter é realizado e demonstra a presença de 22.000 extrassístoles ventriculares em 24 horas. Também ocorreram 4 salvas de taquicardia ventricular não sustentada (com até 6 batimentos de duração). Qual a sua recomendação para o tratamento deste paciente?
Paciente está internada na unidade de terapia intensiva por choque séptico de foco pulmonar. Apresenta-se hipotensa, apesar da hidratação vigorosa e do uso da droga vasoativa, está intubada e em ventilação mecânica. Os parâmetros ventilatórios são: volume-corrente de 600mL, frequência respiratória 24, pressão de suporte de 10, PEEP 10, FiO2 50%. A gasometria arterial evidenciou pH 7,30, pCO2 15, pO2 90, bicarbonato 10, satO2 90%. Quais são os distúrbios do equilíbrio ácido-básico que esta paciente apresenta?
Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia, qual seu estágio atual da pressão arterial? Qual é a melhor abordagem inicial para o caso?
A artrite da febre reumática:
Compartilhar