Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com respeito à Afasia, assinale a CORRETA.

A
Na Afasia de Wernicke, os pacientes têm severo prejuízo na compreensão da linguagem oral, mas não da escrita. Não costumam perceber suas dificuldades de comunicação.
B
Na Afasia de Broca, a Depressão é comum, por que os pacientes têm a compreensão preservada e ficam frustrados por perceberem suas dificuldades de expressão.
C
Na Afasia Anômica, os pacientes têm leve dificuldade de repetição de palavras, com grande dificuldade de compreensão.
D
As Afasias ocorrem por lesões nos hemisférios dominantes. Em quase todos os casos, são lesões no hemisfério esquerdo para os indivíduos destros e lesões no hemisfério direito para indivíduos canhotos.
E
Afasias secundárias a acidentes vasculares cerebrais são em geral definitivas, com mínima melhora posterior.
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
Um casal que acabou de ganhar um bebê é atendido no ambulatório, e pergunta sobre qual medida mais eficaz para reduzir a chance da ocorrência da síndrome da morte súbita da infância. A orientação mais adequada é posicionar o bebê em qual posição de dormir?
Os sinais do “limão” e da “banana” são achados sonográficos observados na:
Os eventos habituais no desenvolvimento puberal normal, em ordem de surgimento, são:
Compartilhar