Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Com respeito à nefrite intersticial aguda, identifique a CORRETA.

A
Os anti-inflamatórios não esteroides desencadeiam nefrite intersticial crônica, mas não a nefrite intersticial aguda.
B
A doença é comum, sendo responsável por cerca de metade dos casos de hematúria e proteinúria associada.
C
A nefrite intersticial por drogas se estabelece dias a semanas após o início de tratamento.
D
São comuns níveis de proteinúria maciça (acima de 3 g/24h), embora possam ocorrer casos que proteinúria discreta.
E
O tratamento com altas doses de imunossupressores, por tempo prolongado, normalmente não aumenta o risco de infecções sérias ou mortais.
A gestação modifica o organismo materno e nele interfere, alterando bioquímica e anatomia de todos os aparelhos e sistemas. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única verdadeira.
Considerando o casal infértil não é verdadeiro afirmar que:
Um paciente com megaesôfago, com diâmetro radiológico inferior a 5 centímetros, foi submetido a tratamento por dilatação pneumática por 2 anos, ao fim dos quais se apresentava assintomático. Não compareceu mais às sessões de revisão e, 3 anos após a última consulta, retornou com queixas de disfagia, regurgitação e emagrecimento acentuado. O exame contrastado do esôfago mostrou dilatação esofagiana superior a 7 centímetros. O tratamento mais indicado para este paciente, no momento, é:
Paciente submetida a colecistectomia videolaparoscópica apresenta hipotensão arterial e cianose; a ausculta cardíaca com estetoscópio esofágico revela um ruído de roda de moinho. O eletrocardiograma mostra aumento do QRS e taquicardia ventricular. Qual o diagnóstico provável?
Compartilhar