Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com respeito à Afasia, assinale a CORRETA.

A
Na Afasia de Wernicke, os pacientes têm severo prejuízo na compreensão da linguagem oral, mas não da escrita. Não costumam perceber suas dificuldades de comunicação.
B
Na Afasia de Broca, a Depressão é comum, por que os pacientes têm a compreensão preservada e ficam frustrados por perceberem suas dificuldades de expressão.
C
Na Afasia Anômica, os pacientes têm leve dificuldade de repetição de palavras, com grande dificuldade de compreensão.
D
As Afasias ocorrem por lesões nos hemisférios dominantes. Em quase todos os casos, são lesões no hemisfério esquerdo para os indivíduos destros e lesões no hemisfério direito para indivíduos canhotos.
E
Afasias secundárias a acidentes vasculares cerebrais são em geral definitivas, com mínima melhora posterior.
Homem, 72 anos de idade, com tensão arterial mantida em níveis de 175 X 80 mmHg, sem outras alterações, procura atendimento médico. O tratamento mais recomendado é:
À medida que não tem respaldo científico para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo II em paciente com síndrome metabólica é:
Paciente, 10 anos de idade, apresenta edema, cansaço fácil e mal-estar há mais de 2 semanas, diurese diminuída. Passado de amigdalites. Ao exame físico, mostra regular estado geral, temperatura de 37,5ºC, edema bipalpebral e de MMII. Ausculta cardiopulmonar com F.C. > 160 bat/min, F.R > 30 inc/min. Murmúrio rude e roncos com presença de terceira bulha, sopro sistólico audível em ponta. Abdome com fígado aumentado a 5 cm do RCD, doloroso à palpação. A causa mais provável desse quadro é:
A constipação intestinal é um sintoma frequente na faixa etária pediátrica. Sobre ela, é incorreto afirmar:
Compartilhar