Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Com respeito à nefrite intersticial aguda, identifique a CORRETA.

A
Os anti-inflamatórios não esteroides desencadeiam nefrite intersticial crônica, mas não a nefrite intersticial aguda.
B
A doença é comum, sendo responsável por cerca de metade dos casos de hematúria e proteinúria associada.
C
A nefrite intersticial por drogas se estabelece dias a semanas após o início de tratamento.
D
São comuns níveis de proteinúria maciça (acima de 3 g/24h), embora possam ocorrer casos que proteinúria discreta.
E
O tratamento com altas doses de imunossupressores, por tempo prolongado, normalmente não aumenta o risco de infecções sérias ou mortais.
Você recebe, no Pronto-Socorro, um recém-nascido, há 4 horas, de parto transvaginal domiciliar, com história de cianose e apneia que piora durante as mamadas, mas melhora quando a criança chora. O diagnóstico mais provável é:
O Divertículo de Meckel é uma malformação congênita do intestino resultante de um fechamento incompleto do ducto onfalomesentérico. No tratamento do Divertículo de Meckel sangrante, o tratamento cirúrgico deve ser:
Igor fez 3 anos e 6 meses. Seus pais foram chamados na escola, pois ele estava com comportamentos estranhos. A professora informou que Igor não gosta de brincar com os colegas, exceto quando as brincadeiras são de correr. Gosta muito de ver os mesmos programas na TV: desenho do Pica-Pau e Chaves, além de algumas propagandas e vinhetas de aberturas de alguns programas. Quanto a sua linguagem, a professora diz que ele fala quando quer e fora do contexto. Costuma repetir frases ou palavras ouvidas em algum momento. Sua mãe informou para a professora ,que em casa ele também apresenta esses comportamentos. Também apresenta baixo contato visual com as pessoas e alguns movimentos estranhos de balançar as mãos e braços com se fosse “voar”. Com base nas informações fornecidas, o diagnóstico mais provável do Igor é:
Numa paciente de 53 anos que apresentava dor abdominal eventual, anemia, episódios de melena e mudança do hábito intestinal, os exames, incluindo ultrassonografia, colonoscopia e tomografia computadorizada, levaram a suspeita diagnóstica de uma mucocele do apêndice. No ato cirúrgico, o diagnóstico de mucocele do tipo III foi confirmado. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?
Compartilhar