Com respeito à asma, marque a alternativa CORRETA.
A
O uso excessivo de corticosteróides inalatórios pelos pacientes em crise está associado a importante aumento da mortalidade.
B
O uso de betabloqueadores adrenérgicos no tratamento da hipertensão arterial não implica em possível piora do controle da asma
C
O exercício, em especial em crianças, pode ser fator desencadeante de crises de asma.
D
As provas espirométricas de função pulmonar não são úteis no manejo da asma.
E
O uso de beta agonistas adrenérgicos inalatórios é uma medida segura, podendo seu uso ser liberado ao paciente conforme seu grau de dispnéia.
Outras questões
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, portadora de apneia do sono grave, vinha em acompanhamento endocrinológico por dois anos, com perda ponderal de 10 kg no primeiro ano e recuperação do peso, apesar de medidas dietéticas e farmacológicas. Ao exame físico, paciente com peso de 84 kg e altura de 1,50 m. Cintura de 112 cm, quadril de 106 cm. Em relação a esse caso, é CORRETO afirmar:
Frustrada no sonho de tornar-se campeã olímpica, uma ex-atleta divorciada não relutava em gastar boa parte do salário de frentista em puxados exercícios para "sua princesa" de 11 anos. Numa sessão de ginástica, por desatenção momentânea, a menina acidentou-se e precisou interromper os treinamentos. De modo corrente, os esportes se associam a lesões orgânicas de naturezas variadas e, dentre os seguintes pares, o que se revela inabitual e atípico é:
A pancreatite aguda biliar grave é doença de letalidade elevada. A condução dos casos é difícil e a decisão operatória algumas vezes controversa. Referente à conduta nessa doença, assinale a alternativa correta:
Com relação ao câncer da vesícula biliar, assinale a alternativa INCORRETA: