Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Com respeito à asma, marque a alternativa CORRETA.

A
O uso excessivo de corticosteróides inalatórios pelos pacientes em crise está associado a importante aumento da mortalidade.
B
O uso de betabloqueadores adrenérgicos no tratamento da hipertensão arterial não implica em possível piora do controle da asma
C
O exercício, em especial em crianças, pode ser fator desencadeante de crises de asma.
D
As provas espirométricas de função pulmonar não são úteis no manejo da asma.
E
O uso de beta agonistas adrenérgicos inalatórios é uma medida segura, podendo seu uso ser liberado ao paciente conforme seu grau de dispnéia.
Lactente com 8 meses de vida vem pela primeira vez ao ambulatório para consulta de puericultura. Verifica-se que a estatura se encontra no percentil 05 da curva de crescimento. Ao exame inicialmente deve-se adotar o seguinte procedimento:
Das parasitoses abaixo, a que acompanha a eosinofilia é:
A droga indicada para o tratamento inicial da otite média aguda que ocorre em lactentes é:
Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:
Compartilhar