Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Com respeito à asma, assinale a INCORRETA:

A
A principal anormalidade da função pulmonar durante um episódio de asma consiste na redução das taxas de fluxo aéreo em toda a capacidade vital.
B
O fluxo meso expiratório máximo diminui na crise de asma, correlacionando-se à gravidade do quadro, podendo não normalizar, mesmo com a resolução clínica da crise.
C
A presença de pressão parcial de gás carbônico normal em paciente com obstrução moderada a grave é sinal de gravidade, por possível sobrecarga mecânica do sistema respiratório.
D
A radiografia de tórax, da maior parte dos casos leves de asma, mostra sinais de hiperinsuflação pulmonar (depressão diafragmática e hipertransparência pulmonar).
E
Anormalidades eletrocardiográficas transitórias, como a sobrecarga atrial direita e o bloqueio de ramo direito, ocorrem em certos casos de asma, desaparecendo com a resolução da crise.
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.
O que é doença de Osgood-Schlatter?
Cláudio tem 42 anos, está obeso, com a pressão arterial de 150 x 100 mmHg. Vem ao consultório por apresentar uma síndrome gripal há 10 dias. É tabagista desde os 16 anos. Fuma 02 maços/dia e acende o primeiro cigarro logo após acordar. Quando perguntado sobre o desejo de parar de fumar, diz que já tentou, mas sem sucesso. Deseja tentar de novo. Você o orienta a, EXCETO:
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Compartilhar