Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Com respeito à asma, assinale a INCORRETA:

A
A principal anormalidade da função pulmonar durante um episódio de asma consiste na redução das taxas de fluxo aéreo em toda a capacidade vital.
B
O fluxo meso expiratório máximo diminui na crise de asma, correlacionando-se à gravidade do quadro, podendo não normalizar, mesmo com a resolução clínica da crise.
C
A presença de pressão parcial de gás carbônico normal em paciente com obstrução moderada a grave é sinal de gravidade, por possível sobrecarga mecânica do sistema respiratório.
D
A radiografia de tórax, da maior parte dos casos leves de asma, mostra sinais de hiperinsuflação pulmonar (depressão diafragmática e hipertransparência pulmonar).
E
Anormalidades eletrocardiográficas transitórias, como a sobrecarga atrial direita e o bloqueio de ramo direito, ocorrem em certos casos de asma, desaparecendo com a resolução da crise.
Mulher de 65 anos de idade, obesa, sem cirurgias abdominais prévias, com passado de cólica sabidamente biliar, apresenta quadro de dor abdominal timpanismo difuso. O RX simples de abdome mostra distensão de alças do intestino delgado, com ausência de ar nos cólons e presença de aerobilia. O diagnóstico provável desta paciente é:
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da suscetibilidade a infecções, principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo, a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Mulher de 55 anos aprensenta dor intensa no olho direito com diminuição da acuidade visual neste olho, acompanhada de náuseas e vômitos. Inspeção: hiperemia ocular, midríase paralítica e edema de córnea. Nessa situação a hipótese diagnóstica é:
Assinale a assertiva correta em relação ao desenvolvimento motor e cognitivo dos lactentes.
Compartilhar