Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Com respeito à asma, assinale a INCORRETA:

A
A principal anormalidade da função pulmonar durante um episódio de asma consiste na redução das taxas de fluxo aéreo em toda a capacidade vital.
B
O fluxo meso expiratório máximo diminui na crise de asma, correlacionando-se à gravidade do quadro, podendo não normalizar, mesmo com a resolução clínica da crise.
C
A presença de pressão parcial de gás carbônico normal em paciente com obstrução moderada a grave é sinal de gravidade, por possível sobrecarga mecânica do sistema respiratório.
D
A radiografia de tórax, da maior parte dos casos leves de asma, mostra sinais de hiperinsuflação pulmonar (depressão diafragmática e hipertransparência pulmonar).
E
Anormalidades eletrocardiográficas transitórias, como a sobrecarga atrial direita e o bloqueio de ramo direito, ocorrem em certos casos de asma, desaparecendo com a resolução da crise.
Na fáscia pararretal é uma camada espessa do peritônio parietal que reveste as paredes do assoalho pélvico. As asas laterais ou ligamentos, são estruturas anterolaterais que contêm nervos simpáticos e parassimpáticos. Nos procedimentos cirúrgicos sobre a pelve, a secção destas estruturas pode resultar em:
Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no serviço de emergência referindo que ao jogar futebol torceu o tornozelo direito. Ao exame, ele apresentava um edema acentuado com equimoses no bordo externo do tornozelo; dor importante e impotência funcional do membro inferior direito. Na radiografia do tornozelo se observa uma fratura por avulsão do maléolo fibular. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta:
Qual é o teste laboratorial mais confiável para o diagnóstico de ataque agudo de malária?
Em paciente de 40 anos com quadro de obstrução intestinal de íleo terminal, acentuada distensão abdominal e dispneia por restrição respiratória, qual o distúrbio ácidobase encontrado com maior frequência?
Compartilhar