Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Com respeito à asma, assinale a INCORRETA:

A
A principal anormalidade da função pulmonar durante um episódio de asma consiste na redução das taxas de fluxo aéreo em toda a capacidade vital.
B
O fluxo meso expiratório máximo diminui na crise de asma, correlacionando-se à gravidade do quadro, podendo não normalizar, mesmo com a resolução clínica da crise.
C
A presença de pressão parcial de gás carbônico normal em paciente com obstrução moderada a grave é sinal de gravidade, por possível sobrecarga mecânica do sistema respiratório.
D
A radiografia de tórax, da maior parte dos casos leves de asma, mostra sinais de hiperinsuflação pulmonar (depressão diafragmática e hipertransparência pulmonar).
E
Anormalidades eletrocardiográficas transitórias, como a sobrecarga atrial direita e o bloqueio de ramo direito, ocorrem em certos casos de asma, desaparecendo com a resolução da crise.
Os pacientes com insuficiência arterial periférica e claudicação intermitente podem aumentar a distância percorrida livre de dor com o uso de:
Na avaliação de um paciente com rebaixamento do nível de consciência, a identificação de hemorragia sub-hialoide no exame do fundo de olho sugere como diagnóstico:
Paciente em pós-operatório recente de cirurgia de correção de aneurisma de aorta abdominal chega para atendimento de emergência com profuso sangramento gastrointestinal (hematêmese maciça), evoluindo para óbito rapidamente. A causa mais provável dessa hemorragia é:
Injúrias vasculares retroperitoneias no trauma geralmente são detectadas durante a laparotomia exploradora de urgênia. Em relação a essas lesões, é correto afirmar que aquelas ocorridas na:
Compartilhar