Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Reumatologia

Com respeito à avaliação do exame parcial de urina, qual a alternativa CORRETA?

A
A identificação de cristais de oxalato de cálcio no exame do sedimento urinário é dado patognomônico de doença renal.
B
A presença de cilindros hemáticos traz forte sugestão de doença glomerular renal.
C
A presença de eritrócitos, independendo de eventuais alterações morfológicas, não permite a determinação do possível foco do sangramento de trato urinário.
D
A leucocitúria é quase sempre indicativa de infecção urinária, afastando a possibilidade de doenças granulomatosas renais como a sarcoidose.
E
Chama-se microalbuminúria a excreção de albumina abaixo de 100 mg, identificável pelas tiras reagentes mais sensíveis.
Assinale a opção incorreta no que se refere à hemoglobinúria paroxística noturna (HPN):
Peri, 35 anos, é atendido pelo GSE em via pública, após acidente automobilístico. Está alcoolizado, apresenta trauma torácico, com desconforto respiratório e hipotensão (PA 90/60 mmHg), que responde a infusão de cristaloides; FC 100 bpm, FR 28 irpm. Submetido a cateterismo vesical que dá saída a 50 ml de urina sanguinolenta, à ultrassonografia abdominal que revela moderada quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal; à radiografia de tórax com hipotransparência difusa em hemitórax esquerdo. Considerando-se o trauma urológico, deve-se solicitar:
Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança de dois anos de idade que tosse há três dias, consegue ingerir líquidos e que, ao exame físico, apresenta frequência respiratória de 50 incursões por minuto, sem retrações, estridor ou sibilância não deve ser classificado como pneumonia.
Para um paciente masculino, de 42 anos, com anemia ferropriva, assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar