Na Afasia de Wernicke, os pacientes têm severo prejuízo na compreensão da linguagem oral, mas não da escrita. Não costumam perceber suas dificuldades de comunicação.
B
Na Afasia de Broca, a Depressão é comum, por que os pacientes têm a compreensão preservada e ficam frustrados por perceberem suas dificuldades de expressão.
C
Na Afasia Anômica, os pacientes têm leve dificuldade de repetição de palavras, com grande dificuldade de compreensão.
D
As Afasias ocorrem por lesões nos hemisférios dominantes. Em quase todos os casos, são lesões no hemisfério esquerdo para os indivíduos destros e lesões no hemisfério direito para indivíduos canhotos.
E
Afasias secundárias a acidentes vasculares cerebrais são em geral definitivas, com mínima melhora posterior.
Outras questões
Referente à contratura de Dupuytrens, assinale a alternativa correta.
Um homem de 49 anos com história de hemoptise vai ao consultório. É solicitada uma radiografia de tórax que evidencia massa de 5 cm no lobo superior do pulmão direito. A punção com agulha fina da massa mostra células compatíveis com carcinoma anaplásico de pequenas células. Ao exame físico, são notados edema de face, edema dos pés e hipertensão sistólica. A cintilografia óssea não mostra metástases. A coloração imuno-histoquímica das células tumorais tende a ser positiva para:
Um homem de 55 anos, com insuficiência cardíaca congestiva, vem em tratamento com aspirina, enalapril e furosemida. Durante o acompanhamento, nota-se aumento progressivo das escórias nitrogenadas e hipercalemia. Retirado o enalapril, aos poucos a calemia e a creatinina sérica voltam ao normal. Algumas tentativas de reintroduzir tanto inibidores da enzima conversora de angiotensina quanto antagonistas do receptor da angiotensina levaram novamente aos efeitos citados. Visando a aumentar sua expectativa de vida e prevenir aqueles efeitos colaterais, a combinação de drogas que deve ser usada para substituir o enalapril no tratamento deste paciente é:
Jovem procura seu médico, por quadro iniciado há dois meses, de febre vespertina, sudorese noturna e perda ponderal. É percebido aumento de volume na região cervical compatível com linfonodomegalia, que é biopsiada com exame histopatológico, mostrando doença de Hodgkin tipo predomínio linfocitário. Dos achados abaixo, o que confere pior prognóstico para o paciente é a presença de: