Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com respeito à Afasia, assinale a CORRETA.

A
Na Afasia de Wernicke, os pacientes têm severo prejuízo na compreensão da linguagem oral, mas não da escrita. Não costumam perceber suas dificuldades de comunicação.
B
Na Afasia de Broca, a Depressão é comum, por que os pacientes têm a compreensão preservada e ficam frustrados por perceberem suas dificuldades de expressão.
C
Na Afasia Anômica, os pacientes têm leve dificuldade de repetição de palavras, com grande dificuldade de compreensão.
D
As Afasias ocorrem por lesões nos hemisférios dominantes. Em quase todos os casos, são lesões no hemisfério esquerdo para os indivíduos destros e lesões no hemisfério direito para indivíduos canhotos.
E
Afasias secundárias a acidentes vasculares cerebrais são em geral definitivas, com mínima melhora posterior.
Mulher de 20 anos vai a uma Unidade Básica de Saúde em consulta de puericultura para o filho de 2 meses. Refere que ele tem chorado diariamente devido a cólicas. Utilizou antiespasmódico pelo menos quatro vezes por semana, nas duas últimas semanas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. O exame físico é normal. Após anamnese, o médico resolve suspender o leite de vaca da dieta materna. Esta conduta deve ser considerada:
Homem, 32 anos de idade, 67 kg e 1,70 m de altura procura unidade básica de saúde com queixa de tosse e expectoração há 4 semanas. Feita investigação diagnóstica com realização de uma radiografia de tórax e 3 baciloscopias, foi confirmado o diagnóstico de tuberculose pulmonar e iniciado tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol: 4 cps em dose única, uma hora antes do almoço. Paciente retorna após 10 dias, queixando-se de náuseas e vômitos nos dois últimos dias. Além de sintomáticos, a conduta mais adequada para este caso seria orientar o paciente a:
Homem, 45 anos de idade, há 2 meses, apresenta dor, edema, calor e rigidez pós-repouso maior que uma hora em punhos, metacarpofalangianas bilateralmente, interfalangianas proximais bilateralmente e tornozelos. É tabagista e não etilista. Nega outras doenças. Nega sintomas em outros aparelhos. Sem outros achados ao exame físico. Traz os seguintes exames: hemograma normal, VHS = 52 mm/1ª hora; proteína C-reativa = 4,3 mg/dl e radiografia simples das mãos e punhos mostrando osteopenia periarticular em punhos e metacarpofalangianas. A melhor conduta para esse paciente é:
Uma paciente do sexo feminino, 30 anos, notou a presença de nódulo no QSE da mama esquerda durante autoexame. Mamografia mostrou nódulo bem delimitado de 2, 0 cm de diâmetro, sem microcalcificações. Foi realizada punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para citopatologia oncótica, que demonstrou numerosos blocos grandes de células ductais, monomórficas, aspecto de “letras chinesas”, sem atipias, boa coesão celular e presença de células bipolares. Para o caso, qual a hipótese diagnóstica?
Compartilhar