Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Com respeito à doação do sangue, por candidatos do sexo feminino, assinale a VERDADEIRA:

A
é contra indicada a doação no período pré-menstrual
B
as candidatas gestantes só podem doar sangue no primeiro trimestre gestacional
C
as puérperas, após 8 semanas do parto, estão liberadas para doação
D
decorridas 8 semanas de um abortamento, a candidata pode-se habilitar à doação
E
as gestantes podem doar, em condições excepcionais, à critério médico
Paciente de 35 anos, grávida de 12 meses, foi indicado pelo seu obstetra a realização de ultrassonografia com translucência nucal. Em relação, a medicina fetal, qual a função da translucência nucal?
Paciente de 38 anos, Gesta 5 para 4,4 partos normais, há 10 horas em trabalho de parto, apresenta-se com 8 cm de dilatação, colo médio e fino, apresentação cefálica no plano -3 de De Lee. Durante acompanhamento do trabalho de parto o obstetra constatou queda da frequência cárdio-fetal do tipo DIP-III e pequeno sangramento vaginal. Em relação aos dados clínicos apresentados, qual o provável diagnóstico?
A claudicação intermitente é um sintoma de:
Paciente com 35 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro referindo dor importante no hipocôndrio direito. Ao exame clínico, a gestante apresentava pressão arterial de 100/80 mmHg; com dor intensa a palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito e útero de tonicidade normal compatível com a idade gestacional. Edema maleolar moderado e proteinúria de +++, batimentos cárdio-fetais 140 bpm. Exame especular e toque apresentando colo fechado. USG abdominal e obstétrica normais, com placenta tópica. Enzimas hepáticas elevadas com plaquetopenia e hemólise. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar