Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com respeito à Doença Vascular Cerebral Hemorrágica, indique a INCORRETA.

A
As principais causas de hemorragia subaracnoidea são a ruptura de aneurismas e malformações arteriovenosas.
B
O tratamento da hipertensão arterial não maligna diminui de forma significativa o risco de hemorragia subaracnoidea.
C
É sintoma característico de hemorragia subaracnoidea a presença de forte cefaleia, de desenvolvimento muito rápido.
D
Não é característica de hemorragia subaracnoidea a presença de distúrbios neurológicos focais.
E
A ruptura de aneurismas cerebrais pode ocorrer de forma gradual, gerando a chamada cefaleia sentinela.
Homem de 29 anos de idade, agricultor, admitido no HCTCO com cefaleia, prostração, mal-estar, febre, calafrios, náuseas, mialgias intensas nas panturrilhas há 4 dias. Evoluiu há 2 dias com diminuição do volume urinário e icterícia. Informa a ocorrência de uma enchente no seu bairro uma semana antes do inicio dos sintomas. Ao exame físico apresentava-se T. axilar de 39°, icterícia rubínica (3+/4+), sufusões hemorrágicas nas conjuntivas e petéquias nos membros superiores. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável dos exames laboratoriais abaixo, qual NÃO seria o achado esperado?
Em que situação pode se optar pelo uso de fibrinolítico no paciente com embolia pulmonar?
Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:
Um residente de clínica médica se deparou com um paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentava pulso paradoxal. O pulso paradoxal se caracteriza por:
Compartilhar