Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com respeito à Doença Vascular Cerebral Hemorrágica, indique a INCORRETA.

A
As principais causas de hemorragia subaracnoidea são a ruptura de aneurismas e malformações arteriovenosas.
B
O tratamento da hipertensão arterial não maligna diminui de forma significativa o risco de hemorragia subaracnoidea.
C
É sintoma característico de hemorragia subaracnoidea a presença de forte cefaleia, de desenvolvimento muito rápido.
D
Não é característica de hemorragia subaracnoidea a presença de distúrbios neurológicos focais.
E
A ruptura de aneurismas cerebrais pode ocorrer de forma gradual, gerando a chamada cefaleia sentinela.
Tracoma é uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos. Sobre a descrição do "Tracoma", analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa correta. ( ) Caracteriza-se pela presença de folículos linfoides e inflamação difusa das conjutivas (hipertrofia papilar). ( ) A hipertrofia papilar afeta particularmente a conjuntiva que cobre a pálpebra inferior. ( ) A inflamação produz vascularização superficial da córnea (pannus) e cicatrizes nas conjuntivas. ( ) As cicatrizes se intensificam com a gravidade e duração do processo inflamatório
Levando em consideração a afirmação que características faciais típicas estão presentes em grande número de pacientes com rinite alérgica. Sobre as características faciais, pode afirmar-se que: I - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as olheiras. II - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a dupla linha de Dennie-Morgan. III - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a pele xerótica. IV - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a prega nasal horizontal. V - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as fissuras em narinas. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
O aumento de casos de conjuntivite em algumas épocas do ano deve ser o foco de atenção dos profissionais de saúde. As medidas terapêuticas podem ser instituídas inicialmente pelo médico clínico geral da unidade de atendimento antes do encaminhamento ao especialista (quando avaliada necessidade). Dentre elas, estão:
Pré-escolar de quatro anos, sexo masculino, e encaminhado ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio ocular à D há 30 dias. Nascido de parto prematuro: 34 sem, P: 2 Kg. Necessitou de oxigênio por 18 h devido a desconforto respiratório. Alta com 3 dias de vida. Mãe nega infecções durante a gestação. Ao ex.físico: estrabismo com esotropia D e reflexo pupilar embranquecido. A hipótese mais provável é:
Compartilhar