Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Com respeito à Doença Vascular Cerebral Hemorrágica, indique a INCORRETA.

A
As principais causas de hemorragia subaracnoidea são a ruptura de aneurismas e malformações arteriovenosas.
B
O tratamento da hipertensão arterial não maligna diminui de forma significativa o risco de hemorragia subaracnoidea.
C
É sintoma característico de hemorragia subaracnoidea a presença de forte cefaleia, de desenvolvimento muito rápido.
D
Não é característica de hemorragia subaracnoidea a presença de distúrbios neurológicos focais.
E
A ruptura de aneurismas cerebrais pode ocorrer de forma gradual, gerando a chamada cefaleia sentinela.
O “bico de pássaro” ou “às de espadas” é uma linguagem radiológica contrastada indicativa de:
Paciente do sexo feminino, 45 anos, 60Kg, submetida a colecistectomia e anastomose biliodigestiva, sob anestesia geral para tratamento de colecistolitíase e grande dilatação coledociana. No pós-operatório imediato, a paciente permaneceu em jejum, recebeu cerca de 2.100mL de soros e apresentou diurese de 1.000mL. Não ocorreram, nesse período, perdas hídricas adicionais. Em relação à hidratação venosa pós-operatória no 1º dia pós-operatório (DPO) podemos afirmar, EXCETO:
Mulher de 78 anos, aposentada como professora de ensino médio, portadora de doença arterial coronariana, diabetes e insuficiência renal crônica, é submetida a uma avaliação geriátrica ampla, face a crescente necessidade de ajuda para realizar atividades do dia-a-dia, como fazer compras, cuidar das finanças e da casa, por exemplo. Desde que teve uma acidente vascular cerebral há dois anos, se movimenta com a ajuda de um andador. Atualmente faz uso de aspirina, nitrato, diltiagem, forosemida, enalauril e glipizida. No Mini- Exame do Estado Mental (MEEM), apresentou escore de 23/30. Vive só desde que o marido morreu há 1 ano e conta com a ajuda da sobrinha, que tem uma loja próxima, para conseguir comprar mantimentos, pagar contas, limpar o apartamento e ir ao médico quando necessário. Qual o dado apresentado que deve ser considerado como maior fator de risco para mortalidade, independente de outros, nesse caso?
Um paciente desenvolvendo um quadro de celulite de membros inferiores causada por Staphylococcus aureus adquirido na comunidade. O antibiótico de escolha para tratamento hospitalar visto o paciente não apresentar comorbidades ou alergias é:
Compartilhar