Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Com respeito à hipertensão arterial é CORRETO afirmar:

A
A hipertensão arterial tem incidência crescente com a idade, mas não ocorre antes dos dez anos de idade.
B
A hipertensão arterial sistólica no idoso costuma estar relacionada à diminuição da elasticidade da parede arterial, não havendo indicação de tratamento quando não associada à hipertensão diastólica.
C
O uso de diuréticos tiazídicos em doses baixas (12,5 mg) está formalmente contraindicado pelo risco de desenvolvimento de diabetes e de hipocalemia.
D
É incomum a ocorrência de hipertensão arterial nas mulheres na terceira e quarta décadas em uso de anticoncepcional oral.
E
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina são medicamentos seguros para uso durante o período gestacional.
A sífilis congênita resulta da disseminação transplacentária do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para seu concepto. Assinale a alternativa que NÃO enumera características clínicas da sífilis congênita precoce no período neonatal.
Você é chamado para atender na sala de parto a um recém-nascido a termo, cuja mãe foi submetida à cesárea de emergência após diagnóstico de desproporção céfalo-pélvica. O recém-nascido nasceu hipotônico, cianótico, em apneia e com frequência cardíaca de 40 bpm, e necessitou de intubação traqueal, massagem cardíaca e 1 dose de adrenalina endovenosa para recuperar-se na sala de reanimação. Recebeu escore de Apgar de 1, 3 e 5, respectivamente no 1º, 5º e 10º minutos. Sobre o manejo terapêutico adequado desse recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal, é correto afirmar:
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Um paciente de 30 anos é atropelado por carro em alta velocidade. Após reposição volêmica, ocorre estabilização hemodinâmica. Clinicamente existe TCE e há suspeita de trauma abdominal. A ultrassonografia e a tomografia computadorizada estão em manutenção e foi recomendada realização de lavado peritoneal diagnóstico (LPD). O achado do LPD que indica necessidade de laparotomia exploratória é acima de:
Compartilhar