Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Com respeito à hipertensão arterial é CORRETO afirmar:

A
A hipertensão arterial tem incidência crescente com a idade, mas não ocorre antes dos dez anos de idade.
B
A hipertensão arterial sistólica no idoso costuma estar relacionada à diminuição da elasticidade da parede arterial, não havendo indicação de tratamento quando não associada à hipertensão diastólica.
C
O uso de diuréticos tiazídicos em doses baixas (12,5 mg) está formalmente contraindicado pelo risco de desenvolvimento de diabetes e de hipocalemia.
D
É incomum a ocorrência de hipertensão arterial nas mulheres na terceira e quarta décadas em uso de anticoncepcional oral.
E
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina são medicamentos seguros para uso durante o período gestacional.
Homem, 48 anos, procura consultório com queixa de zumbido em orelhas há 6 meses. Nega outras queixas. Antecedente pessoal: hipertensão arterial controlada com uso de losartana 80 mg/dia, câncer de tireoide há 15 anos, com exames de seguimento normais (sic). Trabalha em fábrica de papel, na área de produção, com turnos de 6 horas, com uso irregular de equipamento de proteção individual nos últimos 8 anos e trabalhou em escritório de advocacia em serviços gerais. Antecedente familiar: perda auditiva paterna. Exame físico geral: inalterado; otoscopia: normal. Audiometria: (Conforme imagem do caderno de questões). Em relação ao audiograma podemos afirmar que:
Qual o patógeno da pneumonia na faixa etária de 1 a 3 meses:
Jonatas, masculino, tem 4 anos e foi levado ao Pronto Atendimento por sua mãe após episódio de enterorragia. A mãe relatou sangue vivo em grande quantidade no vaso sanitário, juntamente, porém não misturado, com as fezes. O menino recebeu atendimento inicial com reposição volêmica e foi internado para estabilização do quadro, que ocorreu após 48 horas, já com fezes normais. Assinale a alternativa que contém a principal suspeita e o exame complementar que deve ser solicitado para diagnóstico da mesma.
O tratamento mais adequado para Tinea capitis em crianças é feito com:
Compartilhar