Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Com respeito à nefrite intersticial aguda, identifique a CORRETA.

A
Os anti-inflamatórios não esteroides desencadeiam nefrite intersticial crônica, mas não a nefrite intersticial aguda.
B
A doença é comum, sendo responsável por cerca de metade dos casos de hematúria e proteinúria associada.
C
A nefrite intersticial por drogas se estabelece dias a semanas após o início de tratamento.
D
São comuns níveis de proteinúria maciça (acima de 3 g/24h), embora possam ocorrer casos que proteinúria discreta.
E
O tratamento com altas doses de imunossupressores, por tempo prolongado, normalmente não aumenta o risco de infecções sérias ou mortais.
Segundo a 10ª Edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), são critérios para definir a dependência de uma substância, EXCETO:
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma doença sistêmica que se desenvolve nas artérias periféricas ao longo de décadas. Piora com o avançar da idade e promove limitação funcional. Está associada a alto risco de morbimortalidade cardiovascular. Ocorre mais frequentemente nos membros inferiores, e sua principal causa é a aterosclerose. A prevalência da doença, baseada em testes objetivos de vários estudos epidemiológicos, varia entre 3% a 10%, aumentando para 15% a 20% em pessoas acima de 70 anos. Qual o fator de risco está mais relacionado a esta afecção?
A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou no ano de 2012 uma proposta de aferição da saturação arterial de oxigênio através da oximetria de pulso de todos os recém-nascidos com 24 a 48 horas de vida antes da alta hospitalar, sendo chamado de TESTE DO CORAÇÃOZINHO. Esta medida visa:
O índice de Apgar é um método objetivo de quantificar a condição do recém-nascido e é útil para se obter informações sobre o estado geral e a reação à reanimação. Qual seria o valor do índice de APGAR, de um recém-nascido que após as medidas de reanimação apresentava respiração irregular, frequência cardíaca maior que 100 bpm, movimento ativo, corpo rosado, extremidades cianóticas e choraminga?
Compartilhar