Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Reumatologia

Com respeito à avaliação do exame parcial de urina, qual a alternativa CORRETA?

A
A identificação de cristais de oxalato de cálcio no exame do sedimento urinário é dado patognomônico de doença renal.
B
A presença de cilindros hemáticos traz forte sugestão de doença glomerular renal.
C
A presença de eritrócitos, independendo de eventuais alterações morfológicas, não permite a determinação do possível foco do sangramento de trato urinário.
D
A leucocitúria é quase sempre indicativa de infecção urinária, afastando a possibilidade de doenças granulomatosas renais como a sarcoidose.
E
Chama-se microalbuminúria a excreção de albumina abaixo de 100 mg, identificável pelas tiras reagentes mais sensíveis.
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Assinale a alternativa incorreta.
Lactente de um ano de idade, nascido a termo e com peso adequado, é atendido em uma consulta de puericultura. Os pais trazem a criança regularmente e ela está com o esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde rigorosamente em dia. Quais vacinas você orientaria para a criança receber nesta visita, seguindo o calendário do Ministério da Saúde?
Assinale a alternativa correta, em relação à trissomia do cromossomo 18 (síndrome de Edwards):
Compartilhar