Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Reumatologia

Com respeito à avaliação do exame parcial de urina, qual a alternativa CORRETA?

A
A identificação de cristais de oxalato de cálcio no exame do sedimento urinário é dado patognomônico de doença renal.
B
A presença de cilindros hemáticos traz forte sugestão de doença glomerular renal.
C
A presença de eritrócitos, independendo de eventuais alterações morfológicas, não permite a determinação do possível foco do sangramento de trato urinário.
D
A leucocitúria é quase sempre indicativa de infecção urinária, afastando a possibilidade de doenças granulomatosas renais como a sarcoidose.
E
Chama-se microalbuminúria a excreção de albumina abaixo de 100 mg, identificável pelas tiras reagentes mais sensíveis.
Paciente do sexo masculino, com 72 anos, dá entrada no PS com quadro de dor abdominal hipogástrica progressiva acompanhada de polaciúria. Não refere quadro semelhante pregresso. Ao exame fácies dolorosa, P.A.: 160/100 mmHg, F.C.: 100 bpm, afebril e massa palpável no hipogástrio. Estabeleça a conduta na urgência.
Em relação à possibilidade de doença do tecido conectivo, marque a alternativa CORRETA:
Indivíduo com genitália ambígua, apresenta hérnia inguinal com palpação de tumoração fibroelástica, móvel, junto ao anel herniário. É mais provável tratar-se de:
Paciente de 28 anos, sexo masculino, procura assistência médica devido à asma. Refere a necessidade de utilizar o medicamento fenoterol via inalatória 3 vezes por semana. Qual dos medicamentos abaixo está recomendado como primeira escolha para o tratamento desse paciente?
Compartilhar