Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Com respeito à nefrite intersticial aguda, identifique a CORRETA.

A
Os anti-inflamatórios não esteroides desencadeiam nefrite intersticial crônica, mas não a nefrite intersticial aguda.
B
A doença é comum, sendo responsável por cerca de metade dos casos de hematúria e proteinúria associada.
C
A nefrite intersticial por drogas se estabelece dias a semanas após o início de tratamento.
D
São comuns níveis de proteinúria maciça (acima de 3 g/24h), embora possam ocorrer casos que proteinúria discreta.
E
O tratamento com altas doses de imunossupressores, por tempo prolongado, normalmente não aumenta o risco de infecções sérias ou mortais.
Um paciente jovem, queixando-se de artrite, foi encaminhado pelo oftalmologista que identificou anéis de Kayser-Fleischer na córnea. Qual é o provável diagnóstico?
Analise as seguintes orientações que devem ser realizadas visando à prevenção de recorrência após tratar um paciente com nefrolitíase: I. Ingesta hídrica suficiente para diluir a urina e promover um volume urinário de, pelo menos, 2 L/dia, independentemente do tipo de cálculo; II. A suplementação de altas doses de vitaminas C deve ser evitada nos pacientes com cálculo por oxalato de cálcio; III. Os pacientes com cálculo por ácido úrico devem ingerir alimentos ricos em álcalis, como frutas, vegetais e carne; IV. Encaminhar o paciente ao urologista para remoção completa nos casos de cálculo por estruvita. Quais estão CORRETAS?
Paciente do sexo masculino com 25 anos de idade e diabético deu entrada no serviço de pronto atendimento com queixas de dor abdominal, febre e vômitos há 48 horas. Ao exame físico, o paciente estava desidratado. Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item: Caso este paciente apresente hipopotassemia, a reposição não deverá exceder a 40 mEq/hora, e o paciente deverá estar com monitorização eletrocardiográfica.
Em relação ao nervo ulnar qual a afirmativa correta?
Compartilhar