Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Hematologia

Psiquiatria

Hepatologia

Com respeito ao etilismo, assinale a alternativa CORRETA:

A
O etilismo é a principal causa de pancreatite aguda.
B
O etilismo é protetor para o coração, por causar diminuição de pressão arterial dose dependente.
C
A dosagem sérica de gama-glutamil-transferase é uma ferramenta útil na triagem de etilismo severo, embora parcela significativa deste grupo de pacientes não eleve esta enzima.
D
O Delirium tremens é uma complicação que acontece na maioria dos etilistas severos, quando submetidos a uma abstinência aguda do etanol.
E
O dissulfiram é um inibidor enzimático que provoca aumento dos níveis de acetaldeído no sangue quando do consumo de álcool, gerando sintomas bastantes desconfortáveis. Seu uso, como coadjuvante no tratamento do etilismo é isento de riscos ao paciente.
Com relação à profilaxia cirúrgica com antibióticos, considere as assertivas abaixo: I- No momento da incisão cirúrgica, deve, obrigatoriamente, haver concentrações teciduais bactericidas do antibiótico. II- A manutenção do antibiótico profilático no pós-operatório é necessária para que se obtenham maiores benefícios III- O uso de antibióticos em cesarianas deve obdecer às indicações gerais da profilaxia cirúrgica Quais são corretas?
Homem de 71 anos consultou por apresentar sintomas do trato urinário inferior tanto de esvaziamento quanto de armazenamento, classificados como severos de acordo com o IPSS (escore internacional de Sintomas Prostáticos). Ao exame físico, palpava-se próstata aumentada, de consistência elástica e sem nódulos suspeitos ou áreas endurecidas. A medida do fluxo urinário sugeriu baixa probabilidade de obstrução infravesical. O PSA total foi de 3 ng/ml, e a creatinina sérica, de 0,9 mg/dl. A ultrassonografia das vias urinárias mostrou rins normais sem ectasia ureteropielocalicial, bexiga com paredes moderadamente espessadas e volume prostático de 30 cm³ sem projeção do lobo mediano. O resíduo pós-miccional foi de 30 ml, e o EQU e a urocultura não revelaram anormalidades. Qual o tratamento mais adequado neste momento?
Lactente de 2 anos de idade é atendido com queixa de distensão abdominal e edema de membros inferiores. Mãe refere emagrecimento, anorexia e irritabilidade a partir de 1 ano de idade. As fezes são semi-pastosas, de cor acizentada, brilhantes e em grande quantidade, sem muco ou sangue. Não apresenta vômitos.Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade; a partir de então recebe frutas, leite de vaca e sopa com legumes, cereais e carnes. Ao exame a criança está desnutrida, com tecido celular subcutâneo escasso, glúteos diminuídos, irritada, hipocorada, anictérica, com edema em membros inferiores e distensão abdominal, sem visceromegalias. O restante do exame físico é normal. Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?
A queixa de Incontinência Urinária entre as mulheres compõe uma das 5 mais frequentes nos consultórios de Ginecologia. Marque a alternativa INCORRETA no que se refere à fisiologia da micção ou à fisiopatologia da incontinência urinária.
Compartilhar