Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Hematologia

Psiquiatria

Hepatologia

Com respeito ao etilismo, assinale a alternativa CORRETA:

A
O etilismo é a principal causa de pancreatite aguda.
B
O etilismo é protetor para o coração, por causar diminuição de pressão arterial dose dependente.
C
A dosagem sérica de gama-glutamil-transferase é uma ferramenta útil na triagem de etilismo severo, embora parcela significativa deste grupo de pacientes não eleve esta enzima.
D
O Delirium tremens é uma complicação que acontece na maioria dos etilistas severos, quando submetidos a uma abstinência aguda do etanol.
E
O dissulfiram é um inibidor enzimático que provoca aumento dos níveis de acetaldeído no sangue quando do consumo de álcool, gerando sintomas bastantes desconfortáveis. Seu uso, como coadjuvante no tratamento do etilismo é isento de riscos ao paciente.
Mulher com 31 semanas de gestação (G3P2) desenvolveu quadro agudo de cefaleia, náuseas e vômitos. Por ocasião da consulta, queixou-se de mal-estar e informou que a urina apresentava-se escura. Ao exame, a pressão arterial era de 140X80 mmHg, as mucosas estavam ictéricas e havia contrações uterinas. Os batimentos cardiofetais eram de 144 bpm. Qual o diagnóstico mais provável?
Mulher com 18 semanas de gestação veio à consulta pré-natal trazendo resultado de dosagem de glicemia de jejum de 128 mg/dl. Qual a conduta mais adequada?
Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?
Em relação às neoplasias malignas da glândula tireoide, assinale a alternativa em que as lesões estão listadas em ordem crescente de agressividade:
Compartilhar