Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Hematologia

Psiquiatria

Hepatologia

Com respeito ao etilismo, assinale a alternativa CORRETA:

A
O etilismo é a principal causa de pancreatite aguda.
B
O etilismo é protetor para o coração, por causar diminuição de pressão arterial dose dependente.
C
A dosagem sérica de gama-glutamil-transferase é uma ferramenta útil na triagem de etilismo severo, embora parcela significativa deste grupo de pacientes não eleve esta enzima.
D
O Delirium tremens é uma complicação que acontece na maioria dos etilistas severos, quando submetidos a uma abstinência aguda do etanol.
E
O dissulfiram é um inibidor enzimático que provoca aumento dos níveis de acetaldeído no sangue quando do consumo de álcool, gerando sintomas bastantes desconfortáveis. Seu uso, como coadjuvante no tratamento do etilismo é isento de riscos ao paciente.
Pneumotórax primário espontâneo ocorre principalmente em alguns adolescentes sem trauma ou doença pulmonar subjacente e pode ser encontrado em pacientes com síndrome de :
Gestante apresentou conversão do VDRL 1:8 na 35ª semana de idade gestacional. Foi realizado tratamento com três doses de Penicilina Benzatina 2.400.000UI com intervalo de uma semana entre estas. Três semanas após o término do tratamento, entrou em trabalho de parto e deu a luz por via transvaginal a recém-nascido do sexo masculino, com peso ao nascer de 2800 gramas, Capurro somático de 38 semanas e 2 dias, adequado para a idade gestacional (AIG), em boas condições de vitalidade. De acordo com o quadro descrito, pode-se afirmar que:
Ao examinar um recém-nascido na sala de parto você identifica a ectoscopia lesões cutâneas pústulas superficiais, algumas rotas com colarinho de descamação fina, por vezes com mancha hiperpigmentada central e maculas hiperpigmentadas. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Para um paciente de 70 anos com diagnóstico de câncer gástrico que será submetido à cirurgia eletiva e apresenta perda de peso em torno de 7% nos últimos seis meses e albumina sérica de 3,0 g/dL, o tipo de preparo pré-operatório mais adequado é:
Compartilhar