Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Hematologia

Psiquiatria

Hepatologia

Com respeito ao etilismo, assinale a alternativa CORRETA:

A
O etilismo é a principal causa de pancreatite aguda.
B
O etilismo é protetor para o coração, por causar diminuição de pressão arterial dose dependente.
C
A dosagem sérica de gama-glutamil-transferase é uma ferramenta útil na triagem de etilismo severo, embora parcela significativa deste grupo de pacientes não eleve esta enzima.
D
O Delirium tremens é uma complicação que acontece na maioria dos etilistas severos, quando submetidos a uma abstinência aguda do etanol.
E
O dissulfiram é um inibidor enzimático que provoca aumento dos níveis de acetaldeído no sangue quando do consumo de álcool, gerando sintomas bastantes desconfortáveis. Seu uso, como coadjuvante no tratamento do etilismo é isento de riscos ao paciente.
A Hiperplastia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se por:
VBD, 37 anos, gênero feminino, bibliotecária, queixa-se de dor incaracterística nas pernas, principalmente à esquerda, tipo queimação, de longa evolução, mas que piorou após a segunda gestação a termo há 6 meses. Informa episódio de trombose venosa profunda (TVP) após o primeiro parto ocorrido há 5 anos. Ao exame, paciente com sobrepeso (IMC=31 Kg/m²). Presença de pulsos pediosos, poplíteos e femorais normais. Enovelado de veias mais evidentes em membro inferior esquerdo, depressíveis ao toque. Pele de coloração mais escura com alterações tróficas em porção mais distal. Realizado ultrassonografia (US) com Doppler dos membros inferiores. Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa ERRADA:
Sobre as hérnias da parede abdominal, analise as afirmativas a seguir. I. A borda livre da aponeurose do músculo oblíquo externo apresenta um espessamento que segue da espinha ilíaca anterossuperior em direção ao tubérculo púbico que é o ligamento inguinal ou ligamento de POUPART. II. Uma região triangular limitada pelo ligamento inguinal inferiormente, a borda lateral do músculo reto abdominal medialmente e os vasos epigástricos superiores lateralmente formam na parede posterior o Trígono de HESSELBACH. III. As hérnias inguinais são as mais frequentes na prática clínica, totalizando 75% das hérnias da parede abdominal. Podem ser divididas em indiretas e diretas. As indiretas são menos comuns e são decorrentes do não fechamento do conduto peritoneovaginal, uma espécie de túnel criado pela descida do testículo da cavidade abdominal em direção à bolsa escrotal. Já as hérnias diretas, as mais comuns, são consequência do enfraquecimento da musculatura da parede posterior do canal inguinal. IV. Hérnias por deslizamento são aquelas em que um órgão compõe parte da parede do saco herniário, normalmente cólon e bexiga. E hérnias que possuem componente direto e indireto são chamadas de hérnias em pantalona. V. Hérnia de RICHTER é caracterizada pela presença do divertículo de MECKEL no saco herniário e hérnia de LITTRE ocorre quando há o pinçamento lateral apenas da borda antimesentérica de uma víscera abdominal, permitindo o estrangulamento desse segmento de alça, sem sinais de obstrução intestinal. Estão CORRETAS apenas as afirmativas.
A causa principal de mortalidade após reparo aberto ou endovascular de aneurisma de aorta abdominal é:
Compartilhar