Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Hematologia

Psiquiatria

Hepatologia

Psiquiatria

Com respeito ao etilismo, assinale a alternativa CORRETA:

A
O etilismo é a principal causa de pancreatite aguda.
B
O etilismo é protetor para o coração, por causar diminuição de pressão arterial dose dependente.
C
A dosagem sérica de gama-glutamil-transferase é uma ferramenta útil na triagem de etilismo severo, embora parcela significativa deste grupo de pacientes não eleve esta enzima.
D
O Delirium tremens é uma complicação que acontece na maioria dos etilistas severos, quando submetidos a uma abstinência aguda do etanol.
E
O dissulfiram é um inibidor enzimático que provoca aumento dos níveis de acetaldeído no sangue quando do consumo de álcool, gerando sintomas bastantes desconfortáveis. Seu uso, como coadjuvante no tratamento do etilismo é isento de riscos ao paciente.
O processo de trabalho do médico em saúde mental vem sofrendo rápidas mudanças induzidas pelas políticas de saúde propostas e implantadas pela Reforma Psiquiátrica. Os leitos psiquiátricos no Brasil foram reduzidos de 72.514 em 1996 para 32.681 em 2010. Ao mesmo tempo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram ampliados de 295 em 2000 para 1.650 em 2011. Esses processos de mudança resultam em:
Paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, com queixa de lesão na fronte há vários anos, que lentamente vem aumentando de tamanho e ulcerou. Ao exame dermatológico, apresenta nódulo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, com ulceração central recoberta por crosta que, ao ser retirada, ocasiona sangramento. As bordas da lesão são translúcidas, com formações perláceas e finas telangiectasias. O diagnóstico provável é:
A estratégia cirúrgica prevista para torção testicular de até 4 horas de evolução é distorcer e:
Paciente de 9 anos, com diagnóstico de glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, evolui na quinta semana de doença com hipertensão arterial (percentil > 95%) e hematúria macroscópica. Exames complementares revelaram creatina sérica: 4, 2 mg/dl, ureia sérica: 99 mg/dl e dosagem de proteína urinária: 160 mg/kg/dia. Para esse caso, há indicações de:
Compartilhar