Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Com respeito ao tratamento anticoagulante na Embolia Pulmonar, assinale a CORRETA.

A
O uso isolado de varfarina pode aumentar a hipercoagulabilidade nos primeiros dias de tratamento, motivo pelo qual seu uso é proscrito antes de 72 horas de tratamento com heparina.
B
O uso de heparina não fracionada é vantajoso em relação à heparina de baixo peso molecular, devido à maior previsibilidade das dosagens e menos efeitos colaterais.
C
Na presença de trombose venosa profunda sintomática, está indicada de forma sistemática a pesquisa de Embolia Pulmonar assintomática.
D
É necessário o ajuste da posologia da heparina de baixo peso molecular na vigência de insuficiência renal com clearance de creatinina abaixo de 30 ml/min.
E
Iniciando-se uso de varfarina, deve-se manter a utilização de heparina até que se atinja uma RNI (Relação de Normatização Internacional) entre 4,0 e 6,0.
Com relação ao infarto de miocárdio, assinale a alternativa verdadeira:
Paciente com atraso menstrual de 5 semanas, com sangramento genital discreto e dor leve em fossa ilíaca direita. Procurou pronto-socorro onde realizou beta-hCG confirmando gravidez (800 mUI/ml). A ultrassonografia demonstrava cavidade uterina vazia e ausência de massa anexiais. Qual a conduta?
Desde 1998, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda oficialmente que o regime de tratamento da tuberculose inclua o tratamento diretamente observado, pelo menos nos dois primeiros meses de tratamento. Esta estratégia:
<p>Os derrames pleurais são classificados em Transudatos e Exsudatos, com base nas suas concentrações de proteína e de lactato desidrogenase (LDH) no líquido. Quanto a sua etiologia podemos presumir se o derrame é transudativo ou exsudativo. Assim, qual das opções abaixo dará derrame pleural transudativo?</p>
Compartilhar