Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Com respeito ao tratamento anticoagulante na Embolia Pulmonar, assinale a CORRETA.

A
O uso isolado de varfarina pode aumentar a hipercoagulabilidade nos primeiros dias de tratamento, motivo pelo qual seu uso é proscrito antes de 72 horas de tratamento com heparina.
B
O uso de heparina não fracionada é vantajoso em relação à heparina de baixo peso molecular, devido à maior previsibilidade das dosagens e menos efeitos colaterais.
C
Na presença de trombose venosa profunda sintomática, está indicada de forma sistemática a pesquisa de Embolia Pulmonar assintomática.
D
É necessário o ajuste da posologia da heparina de baixo peso molecular na vigência de insuficiência renal com clearance de creatinina abaixo de 30 ml/min.
E
Iniciando-se uso de varfarina, deve-se manter a utilização de heparina até que se atinja uma RNI (Relação de Normatização Internacional) entre 4,0 e 6,0.
Com relação a cardiopatias na infância, julgue o item a seguir. A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
Mulher, 23a, refere cardiopatia congênita diagnosticada na infância, porém sem acompanhamento médico. Apresenta dispneia aos pequenos esforços, anasarca e cianose apenas em membros inferiores. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
Homem, 40a, vítima de acidente automobilístico há 30 minutos, foi trazido pelo SAMU à unidade de emergência. Exame físico: descorado 3+/4+, consciente, Glasgow = 15, PA = 70 x 40 mmHg, FC = 140 bpm. Abdome: dor à palpação profunda, sem irritação peritoneal. Bacia: dor à mobilização, com sinal de instabilidade. Exames complementares: Hb = 6 mg/dl, tomografia computadorizada: hematoma retroperitoneal e disjunção do anel pélvico com fratura fechada da diáfise do fêmur esquerdo. Após infusão de 2.000 ml de cristaloide: FC = 150 bpm e PA = 65 x 35 mmHg. ALÉM DA REPOSIÇÃO VOLÊMICA, A CONDUTA É:
Compartilhar