Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Com respeito às Dermatopatias, marque a alternativa CORRETA:

A
A dermatite de estase costuma se desenvolver no 1/3 superior das pernas, em situação de estase venosa, podendo evoluir para ulceração
B
A localização mais comum da dermatite seborréica é no couro cabeludo, levando aos aparecimento de escamas graxas, popularizadas como “caspas”.
C
A candidiase é uma situação benigna, sem riscos de evoluir para situações de risco de vida. Seu tratamento é com nistatina tópica.
D
Na acne vulgar o uso de agentes descamativos locais como o ácido salicílico não produzem efeito terapêutico significativo.
E
A fitofotodermatose ocorre tanto em áreas expostas como cobertas.
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui fácies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. A localização mais frequente da patologia provável nesse caso é:
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Se a cirurgia realizada incluir uma vagotomia troncular, pode ocorrer a chamada síndrome pós-vagotomia, sobre a qual é correto afirmar que:
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Apesar de todos os cuidados pós-operatórios, o paciente evolui com gravidade e é transferido ao CTI com um importante distúrbio ácido-básico, com os seguintes parêmetros - pH baixo, PCO2 normal e HCO3 baixo. Com base nestes dados, sabemos tratar-se de:
Como se caracteriza uma erupção vesiculosa: VARICELA
Compartilhar