Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Com respeito às dermatopatias, marque a alternativa CORRETA:

A
A dermatite de estase costuma se desenvolver no 1/3 superior das pernas, em situação de estase venosa, podendo evoluir para ulceração
B
A localização mais comum da dermatite seborreica é no couro cabeludo, levando aos aparecimento de escamas graxas, popularizadas como “caspas”.
C
A candidíase é uma situação benigna, sem riscos de evoluir para situações de risco de vida. Seu tratamento é com nistatina tópica.
D
Na acne vulgar o uso de agente descamativos locais como o ácido salicílico não produz efeito terapêutico significativo.
E
A fitofotodermatose ocorre tanto em áreas expostas como cobertas.
NÃO É considerado fator de risco para o desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal:
Homem de 50 anos chega ao consultório do urologista devido a alteração do PSA. Traz PSA de 4,0 ng/ml, sendo que o último, há 1 ano, estava de 2,0 ng/ml. Toque retal apresentando próstata de consistência fibroelástica e sem nódulos palpáveis. Qual a melhor conduta nesse caso?
Paciente de 25 anos, com espondilite anquilosante, relata episódios de "olho vermelho". Queixa-se de dor ocular à esquerda, de intensidade moderada e severa, fotofobia local e leve diminuição da acuidade visual. À inspeção simples do olho esquerdo, é possível observar miose e hiperemia conjuntival predominantemente pericerática, sem secreção ocular. A investigação oftalmológica deve levar ao diagnóstico de:
Os novos anticoagulantes orais têm eficácia comprovada para o tratamento da Trombose Venosa Profunda (TVP), Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e prevenção de AVE isquêmico. Dos medicamentos atualmente disponíveis para uso clínico l o inibidor direto da trombina é:
Compartilhar