Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

Com respeito às dermatopatias, marque a alternativa CORRETA:

A
A dermatite atópica é uma dermatopatia comum, manifestando-se quase sempre a partir da segunda década de vida.
B
O uso de corticosteroides tópicos é praticamente isento de complicações locais e sistêmicas, sendo seu uso recomendado precocemente na dermatite atópica.
C
O líquen simples crônico consiste de uma ou mais placas circunscritas de pele espessada, com margens pronunciadas, consequente à coçadura crônica.
D
Na dermatite de contato, a terapia com corticosteroides tópica está indicada, mas não a terapia oral, pelos potenciais efeitos deletérios sistêmicos.
E
A psoríase é uma doença inflamatória cutânea muito incomum, afetando cerca de 1 a cada 10.000 pessoas.
Segundo o Programa Nacional de Imunização (Ministério da Saúde, calendário atual, 2009), até os 10 anos de idade, os residentes em zonas não endêmicas ou de transição para febre amarela, devem receber agentes imunizantes vivos, atenuados, para quantas doenças?
Frente a um paciente com suspeita clínica de trombose venosa profunda no segmento femoral qual seria a melhor conduta?
Paciente masculino, 60 anos, diabético há 20 anos. Avaliado por você no PSF, porque se mudou para Itajaí por ser um local de clima ameno e livre de desastres naturais. Traz exames que realizou 1 ano atrás: (creatinina: 1,0 mg%, Parcial de Urina normal, Proteinúria de 24 horas: 140 mg/24h, Hemograma normal, colesterol e triglicerídeos altos e glicemia de jejum 150 mg%). No exame físico, você observa PA 180/110 mmHg, edema ++/4 em Membros Inferiores (MMII) e sopro na ausculta do abdome e flanco direito. Os pulsos em MMII estão diminuídos à direita. Os exames que você pediu mostram: creatinina: 2,3 mg%, Parcial de Urina normal, Hemograma com Hematócrito: 33% Leucograma normal. O paciente faz uso de captopril, hidroclorotiazida, e medicação para dislipidemia. Usa AAS por indicação do seu cardiologista. Em relação ao relato acima, qual a alternativa mais correta:
Assinale a alternativa CORRETA sobre o manejo da diarreia aguda na infância:
Compartilhar