Questões na prática

Cirurgia

Com um misto de tristeza, decepção e culpa, a mãe dizia não entender o motivo de "ninguém querer operar logo o meu neném". Dez dias antes, ele nascera com malformação geniturinária e dois especialistas tinham tido a mesma opinião. Seguindo o consenso atual da Sociedade Brasileira de Pediatria, eles acharam conveniente que a correção cirúrgica fosse feita mais tarde, entre os 18 e 24 meses de vida, por tratar-se de:

Prematuro de 27 semanas e 1080g, com 60 horas de vida, está em ventilação mecânica com parâmetros mínimos após ter recebido 2 doses de surfactante. A primeira, com 2 horas, e a segunda, com 12 horas de vida, respectivamente. Há 3 horas, apresenta queda da saturação com necessidade de aumento de parâmetros ventilatórios. Ao exame, apresenta frequência cardíaca entre 168 a 180 bpm, precórdio hiperdinâmico, sopro sistólico em terceiro espaço intercostal esquerdo e pulso amplo. Gasimetria, com aumento de PCO2 e dimuição da PaO2. Neste momento, o diagnóstico mais provável, devido à piora clínica deste prematuro, é:
Paciente de cor branca, obeso com sintomas dispépticos de longa data desenvolve quadro de disfagia para alimentos sólidos que progrediu para pastosos, associada à perda de peso significativa. Assinale o diagnóstico mais provável:
Um homem de 70 anos, fumante, foi internado por hematêmese e melena. A endoscopia digestiva alta revela uma úlcera duodenal com coágulo aderido. Opta-se por tratamento clínico com omeprazol intravenoso, 160 mg/dia, por 3 dias. Após 48 horas, o paciente apresenta melena e sua hemoglobina baixa 2 g%. É correto afirmar:
O episódio hipotônico hiporesponsivo (EHH) é um quadro clínico que ocorre principalmente nas primeiras 6 horas após a aplicação de vacina, com uma frequência de cerca de 1 evento para cada 1750 doses aplicadas. Ocorre após a aplicação da vacina:
Compartilhar