Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Comemorando seis meses de namoro, um casal saboreava um bem servido prato de frutos do mar de restaurante especializado em culinária espanhola. Na hora da sobremesa, a moça começou a sentir estranha sensação de aperto na garganta, o lábio superior ficou inchado, a língua parecia não caber na boca e ela mal conseguia abrir uma das pálpebras. Estas manifestações, de caráter agudo, sugerem reação imunológica relacionada a:

Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. No planejamento com estes adolescentes você recomenda, como método prioritário, o uso de:
Um paciente de 36 anos que pesa 60 kg dá entrada no Pronto Socorro com queimaduras em 50% da superfície da área corporal total. Usando-se, para esse paciente, a fórmula de Parkland, a quantidade de Ringer Lactato que deve ser administrada, nas primeiras oito horas, é:
Na etiopatogenia do câncer gástrico, alguns fatores devem ser considerados como importantes. Dentre os citados abaixo, destacam-se:
RELACIONE AS COLUNAS DA ESQUERDA E DA DIREITA e assinale a alternativa que contém a SEQÜÊNCIA CORRETA: Enzimas: (I) Aspartato aminotransferase. (II) Desidrogenase láctica. (III) Alanina aminotransferase. (IV) Creatina fosfoquinase. (V) Fosfatase alcalina. Características: ( ) Enzima que encontra-se aumentada em pacientes com hepatomegalia sem icterícia (possível metástase hepática) e tem importância também na diferenciação de várias doenças ósseas que cursam com atividade osteoblástica ou osteoclástica. ( ) Enzima presente no citoplasma e mitocôndrias e, portanto, sua elevação sérica indica comprometimento celular mais intenso. No caso do hepatócito, esse fato se revela por uma elevação por tempo mais prolongado nas hepatites virais agudas e uma elevação seletiva nos casos e hepatites alcoólicas, metástases hepáticas e necroses medicamentosas e isquêmicas. ( ) Enzima composta por três isoenzimas exerce importante atividade reguladora do metabolismo intracelular da musculatura esquelética, tecido cardíaco e no cérebro, por isso é importante as suas dosagens no diagnóstico do infarto do miocárdio, na distrofia muscular e em lesões cerebrais. ( ) Enzima que tem sua origem predominantemente citoplasmática, apresenta rápida elevação nos casos de hepatites virais, mononucleose infecciosa, doença por citomegalovirus e hepatite medicamentosa. ( ) Enzima composta por cinco isoenzimas, e a concentração de cada uma delas podem indicar ocorrência de lesões ou falhas teciduais nos diferentes órgãos. Referência: NAOUM, P.C. Doenças que alteram exames bioquímicos. Volume II. Editora Atheneu, 2009.
Compartilhar