Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Como são conhecidos os grafoelementos eletrencefalográficos de aspecto “sharp” (pontiagudo), registrados nas regiões posteriores da cabeça, particularmente presentes durante a observação de desenhos com padrões ou leitura?

A
Ondas lambda.
B
Ondas pi da juventude.
C
Ondas fusionadas de Marshall.
D
Ondas em cone.
E
Ondas sigma.
Lactante, 8 meses, com evolução de dois meses com quadro de anemia, recebeu transfusão de concentrado de hemácias há 15 dias. Apresenta edema em mão e pés, distensão abdominal, febre e ao raio-x de tórax: condensação em terço inferior de pulmão direito. Hemograma com leucocitose, anemia, plaquetose e reticulócitos aumentado. Mãe com história de anemia, foi submetida a colocistectomia para tratamento de litíase biliar. Qual o diagnóstico mais provável e qual exame indicado para o diagnóstico de certeza?
Uma criança de 3 anos, nunca vacinada, comparece ao centro de saúde. A conduta ideal, nessa situação, é administrar:
Marta, 60 anos, refere diagnóstico de DM há 15 anos. Iniciou uso de insulina NPH 20 UI SC, pela manhã há 5 anos. Vem ao consultório com queixa de sudorese fria e mal-estar há 1 hora. Ao exame físico, apresenta-se pálida, hidratada, taquicárdica e rítmica, PA = 150; 100mmHg, sem outras alterações. A melhor conduta é:
Uma mulher 72 anos é atendida com queixa de dor aguda, iniciada há dois dias, no joelho direito, que apresenta calor local pouco intenso. Exames laboratoriais revelam em hematócrito de 38%, 10.500 leucócitos com 70% de neutrófilos segmentados e 4% de bastonetes; ácido úrico de 5,5 mg/dl. A radiografia de joelhos demonstra presença de condrocalcinose. O diagnóstico mais provável é de:
Compartilhar