Questões na prática

Dermatologia

Como se caracteriza uma erupção vesiculosa: VARICELA

A
Vesícula ou bolha que se rompe logo, formando crosta amarelada.
B
Grupo de vesículas sobre uma base eritematosa.
C
Placas vesico-escamosa avermelhadas, circinadas e pruriginosas.
D
Quadro poliformio em céu estrelado, com máculas, vesículas, pústulas e crostas.
E
Vesículas com ou sem eritema.
Paciente com 67 anos, sexo feminino, procura assistência médica devido a dor e rigidez na musculatura da cintura escapular e pélvica de início há 30 dias, após o falecimento do marido. Nega sintomas relacionados ao aparelho cardíaco, pulmonar, urinário e gastrointestinal. Exames laboratoriais com discreta anemia normocítica normocrômica, VHS 98 mm, proteína C reativa ultrassensível 45,1 mg/L. Qual o provável diagnóstico dessa paciente?
Você é o médico que está avaliando uma criança no pronto atendimento. A criança tem 10 meses de idade e diagnóstico clínico e radiológico de pneumonia adquirida na comunidade, de provável etiologia bacteriana. Em qual das situações abaixo você poderia optar corretamente por tratar ambulatorialmente essa criança sem interná-la?
Em relação à alergia à proteína do leite de vaca, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) O paciente pode apresentar quadro de má absorção intestinal semelhante à doença celíaca.( ) Quadro de constipação intestinal que se inicia no primeiro ano de vida pode ser o único sintoma.( ) Não é comum a associação com rinite alérgica, asma brônquica ou eczema atópico.( ) Sangramento retal isolado em lactente não faz parte das formas de apresentação clínica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Do ponto de vista da psicopatologia fenomenológica, a recusa em se alimentar, que normalmente é acompanhada de perda significativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrênicos, sob a justificativa de que querem envenená-los, recebe o nome de:
Compartilhar