Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Otorrinolaringologia

A síndrome da apnéia-hipopnéia do sono obstrutiva (SAHSO) é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, o que resulta em dessaturação da oxihemoglobina e despertares. Entre os fatores anatômicos e variáveis abaixo citados, qual tem MAIOR valor preditivo para essa síndrome? Referências: UNIFESP-EPM - Guias de medicina ambulatorial e hospitalar - Pneumologia. Editora Manole 2006. Síndrome da apnéia-hipopnéia do sono obstrutiva (SAHS0), páginas 629-638. COELHO J. Manual de clínica cirúrgica - cirurgia geral e especialidades. Editora Atheneu 2009.

A
Forma elíptica látero-lateral da faringe.
B
Hipotrofia amigdaliana.
C
Circunferência do pescoço.
D
Enteroparasitoses.
E
Sonolência diurna.
Paciente de 30 anos, multípara, com cisto ovariano uniloculado, com diâmetro de 50 mm, cujo laudo ultrassonográfico indica um cisto funcional, deverá ser:
São sinais e sintomas de hipoglicemia neonatal:
Um paciente de 40 anos de idade vem apresentando confusão mental ocasional, sudorese profusa e palpitações nas últimas oito semanas. Avaliado pelo seu médico que solicitou glicose plasmática de jejum (resultado 45 mg/dl - VN 70 a 99 mg/dl) e peptídeo C (elevado). Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável.
Pré-escolar do sexo masculino, com três anos de idade, foi levado por sua mãe ao posto de saúde com relato de tosse persistente, obstrução nasal e dermatite atópica há dois anos, que pioram com mudança do clima. Relata ainda falta de ar e chiado no peito à noite, semanalmente, que alivia após nebulização com broncodilatador. Segundo a mãe, ele tem tosse e cansaço praticamente todo dia. Refere que a criança já foi internada na UTI duas vezes devido à crise grave de asma. O pai tem asma, a mãe e a irmã rinite alérgica. Ao exame físico, verificou-se estar à criança emagrecida, com discreto aumento da região esternal, obstrução nasal, e presença à ausculta pulmonar de esforço expiratório e discreta sibilância. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:
Compartilhar