Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Otorrinolaringologia

A síndrome da apnéia-hipopnéia do sono obstrutiva (SAHSO) é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, o que resulta em dessaturação da oxihemoglobina e despertares. Entre os fatores anatômicos e variáveis abaixo citados, qual tem MAIOR valor preditivo para essa síndrome? Referências: UNIFESP-EPM - Guias de medicina ambulatorial e hospitalar - Pneumologia. Editora Manole 2006. Síndrome da apnéia-hipopnéia do sono obstrutiva (SAHS0), páginas 629-638. COELHO J. Manual de clínica cirúrgica - cirurgia geral e especialidades. Editora Atheneu 2009.

A
Forma elíptica látero-lateral da faringe.
B
Hipotrofia amigdaliana.
C
Circunferência do pescoço.
D
Enteroparasitoses.
E
Sonolência diurna.
Em relação ao cuidado com os pés do paciente diabético, está indicado:
Paciente de 23 anos de idade, sem outras comorbidades aparentes, desenvolve quadro compatível com pneumonia. Qual o antimicrobiano de escolha para o tratamento?
Paciente masculino, 18 anos, com história de 2 dias de febre alta, cefaleia intensa, associada a sinais de irritação meníngea e liquor com 900 células, 90% de polimorfonucleares, 120 mg% de proteínas e 32 mg% de glicose. Qual o agente etiológico mais provavelmente responsável por esse quadro?
Paciente portador de infecção por HIV, com 380 linfócitos T CD4, apresentou na madrugada de hoje quadro de febre, diarreia aquosa, com cerca de 8 evacuações e cólicas abdominais. Considerando o agente etiológico mais provável, qual a droga de escolha para o tratamento desse quadro?
Compartilhar