Conforme a Classificação Internacional das Cefaleias, fazem parte dos critérios diagnósticos de cefaleia em salvas sem tratamento e na ausência de outro transtorno atribuível os seguintes:
A
Dor forte e muito forte unilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 4 a 12 horas, acompanhada de: congestão nasal e hiperemia conjuntival contralaterais, com frequência de uma a cada dois dias a duas por dia.
B
Dor forte e muito forte bilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 10 a 100 minutos, acompanhada de: rinorreia e hiperemia conjuntival contralaterais, com frequência de uma a cada dois dias a oito por dia.
C
Dor forte e muito forte unilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 15 a 180 minutos, acompanhada de: congestão nasal e hiperemia conjuntival ipsilaterais, com frequência de uma a cada dois dias a oito por dia.
D
Dor forte e muito forte bilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 30 minutos a 5 horas, acompanhada de: rinorreia e lacrimejamento contralaterais, com frequência de uma a cada dois dias a duas por dia.
Outras questões
Um paciente submetido à gastrectomia subtotal apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós-operatório. A causa mais provável da febre é:
Mulher de 52 anos refere última mestruação há 18 meses. Foi histerectomizada aos 42 anos por carcinoma in situ do colo do útero. Vem referindo fogachos intensos, perda da libido e dispareunia por ressecamento vaginal. Ela está em dúvida sobre os problemas relacionados ao uso de hormônios e você esclarece corretamente que essa terapia:
Cicatrizes hipertróficas e queloides são processos anormais de cicatrização caracterizados por alterações: Qual a melhor resposta?
Lactente, 18 meses, sexo masculino, vem apresentando febre elevada (39,8o C) por 9 dias e, na evolução, foram relatados: exantema maculopapular generalizado, adenomegalia cervical, hiperemia conjuntival sem secreção, descamação nos lábios, edema dos dedos das mãos e dos pés. Das complicações abaixo, a que é mais específica da doença representativa deste caso é: