Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Neurologia

Conforme a Classificação Internacional das Cefaleias, fazem parte dos critérios diagnósticos de cefaleia em salvas sem tratamento e na ausência de outro transtorno atribuível os seguintes:

A
Dor forte e muito forte unilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 4 a 12 horas, acompanhada de: congestão nasal e hiperemia conjuntival contralaterais, com frequência de uma a cada dois dias a duas por dia.
B
Dor forte e muito forte bilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 10 a 100 minutos, acompanhada de: rinorreia e hiperemia conjuntival contralaterais, com frequência de uma a cada dois dias a oito por dia.
C
Dor forte e muito forte unilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 15 a 180 minutos, acompanhada de: congestão nasal e hiperemia conjuntival ipsilaterais, com frequência de uma a cada dois dias a oito por dia.
D
Dor forte e muito forte bilateral, orbitária ou supraorbitária e/ou temporal, durando de 30 minutos a 5 horas, acompanhada de: rinorreia e lacrimejamento contralaterais, com frequência de uma a cada dois dias a duas por dia.
São marcos do desenvolvimento esperados em um lactente de sete meses de idade com história de nascimento a termo:
Paciente do sexo masculino, atleta de 19 anos, jogava uma partida de tênis no seu clube como de costume. Ao final do primeiro set sofreu um ataque de seu adversário, no qual a bola de tênis atingiu seu olho direito com grande velocidade e alto impacto. Sentiu uma dor muito intensa, começou a enxergar embaçado e em alguns minutos passou a enxergar duplo. Dirigiu-se ao pronto atendimento onde no exame físico constatou-se: edema e hematoma periorbitário à direita, com limitação do olhar para cima e discreto desvio medial de olho direito, com hiperemia conjuntival e proptose. Sobre o tipo de trauma sofrido pelo paciente em questão, assinale a alternativa incorreta:
Índice de Mallampati estratifica a dificuldade a intubação traqueal. Sua classificação está relacionada com:
Recém-nato a termo, parto normal, peso=3600g, exame físico normal. Os exames pré-natais indicaram infecção em atividade pelo citomegalovírus no final da gestação. A recomendação em relação à amamentação é:
Compartilhar