Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Conforme conceitos abaixo, indique se falso [F] ou verdadeiro [V] e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: ( ) A infecção do campo operatório é definida como aquela que ocorre nos trinta primeiros dias do período pós-operatório, inclusive quando são utilizados implantes de materiais sintéticos. ( ) Herniorrafias, safenectomias e histerectomias são exemplos de feridas operatórias classificadas como limpas. ( ) As drenagens de abcessos em geral são exemplos de feridas operatórias classificadas como infectadas ou sujas. ( ) As colectomias e as enxertias para úlceras de pressão são exemplos de feridas operatórias classificadas como contaminadas. ( ) As colecistectomias e as gastrectomias são feridas operatórias classificadas como potencialmente contaminadas ou limpas-contaminadas. Referência: MARQUES, R.G. e colaboradores - Técnica operatória e cirurgia experimental. Editora Guanabara Koogan, 2005.

A
F, V, V, V, V
B
F, F, V, V, V
C
V, F, V, F, F
D
V, V, F, F, V
E
F, V, F, V, F
Assinale a alternativa que mais diferencia, nas fases iniciais, a leucemia mieloide crônica das outras síndromes mieloproliferativas.
Sobre a meta-hemoglobina e/ou meta-hemoglobinemia, assinale a alternativa INCORRETA.
Um menino de 15 anos de idade deu entrada na sala de emergência com história de crises convulsivas generalizadas tônico-clônicas de início há cerca de 2 horas. Já apresentou mais de 10 episódios subentrantes, com duração de 3 a 5 minutos. Permanece inconsciente no intervalo das crises, com respiração ruidosa, mas sem abalos. Exame clínico: encontra-se inconsciente, sem resposta motora, não abre os olhos a estímulos. Pupilas isocóricas e dilatadas, porém fotorreagentes. Abundante secreção pulmonar, com estertores de médias e grossas bolhas presentes em toda a ausculta pulmonar. PA = 90 x 60 mmHg. FC = 125 bpm. Oximetria de pulso = 78%. Dextro com glicemia = 68 mg/dl. Não apresenta abalos tonicoclônicos no momento. Com relação ao quadro clínico e ao tratamento, assinale a alternativa correta.
Menina de 6 anos apresenta desde os 2 anos lesões eritemato-descamativas na região das pregas cubitais e poplíteas, com prurido intenso. Apresenta ainda xerose, manchas hipocrômicas na face, fissura infra-lobular e dupla prega palpebral. Acerca desse quadro clínico, é correto afirmar:
Compartilhar