Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Considerando a avaliação pré-operatória de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, associe a classificação de status físico segundo a Sociedade Americana de Anestesiologia- ASA (coluna da esquerda) às situações clínicas(coluna de direita). 1- ASA I 2- ASA II 3- ASA III 4- ASA IV 5- ASA V ( ) Homem de 40 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica compensada com o uso de tiazídico. ( ) Homem de 60 anos, com história de infarto do miocárdio há 2 dias e arritmia cardíaca, tem indicação cirúrgica para tratamento de oclusão arterial embólica em membro inferior. ( ) Mulher de 55 anos é portadora de diabetes melito tipo I (glicemia de jejum de 250 mg/dl) e de hipertensão arterial (160/110 mmHg). A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:

A
1 - 3 - 2
B
1 - 4 - 3
C
2 - 4 - 3
D
2 - 5 - 4
E
3 - 5 - 2
Um adolescente asmático relata crises de broncoespasmo que ocorrem a cada 15 dias, eventualmente despertando-o durante seu sono noturno. Prova funcional recente indica que seu VEF1 está dentro dos limites da normalidade. A melhor conduta terapêutica para o caso seria:
As tumorações abdominais na infância apresentam as mais variadas etiologias, geralmente são doenças benignas, como hidronefrose, rim multicístico, hepatoesplenomegalia infecciosa, bezoar, malformação intestinal ou cistos. Os tumores malignos nessa faixa etária são raros, mas a elucidação diagnóstica precoce é imprescindível para garantir possibilidades de cura para o paciente. A estratégia para o diagnóstico do tumor abdominal inclui história clínica, exame físico, exames laboratoriais e de imagem. Entre as crianças de 0 a 2 anos, o tumor maligno abdominal retroperitoneal mais frequente é:
Uma criança apresenta exantema eritematoso puntiforme, palidez perioral e linhas nas dobras de flexão, com posterior descamação extensa. Esses achados são característicos do diagnóstico de:
Mulher de 28 anos de idade, que apresentava IMC (índice de massa corporal) de 42 kg/m², foi submetida a cirurgia de Capella. Um ano após, engravida e procura assistência pré-natal com gestação de 13 semanas. Acerca desse quadro clínico, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar