Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando a epidemiologia do câncer cervical, assinale a assertiva incorreta.

A
Os estados pré-invasivos são fáceis de diagnosticar.
B
Os fatores de risco para o câncer cervical são: sexarca precoce, múltiplos parceiros sexuais, paridade elevada, tabagismo, baixo status socioeconômico.
C
O evento iniciador da displasia cervical e da carcinogênese é a infecção pelo HPV.
D
O estadiamento do câncer cervical é clínico.
E
O carcinoma escamoso do colo uterino não é uma doença prevenível.
As doenças orificiais são comuns em proctologia. Assinale a alternativa CORRETA:
Portador de transtorno bipolar em uso continuado de neuroléptico desenvolve movimentos estereotipados envolvendo os músculos faciais inferiores (oro-buco-línguo-mastigatória). A hipótese diagnóstica obrigatória para o caso é:
Paciente com história de 25 anos de etilismo pesado dá entrada no pronto-socorro por hematêmese. Na admissão, apresenta-se hipocorado; ictérico; com pressão arterial = 120 x 70 mmHg; pulso = 100; torporoso. Apresenta ginecomastia e eritema palmar. Abdome globoso, flácido, com macicez móvel. Sem <i>deficit</i> neurológico focal. Qual das assertivas é CORRETA em relação ao caso apresentado?
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Compartilhar