Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando a epidemiologia do câncer cervical, assinale a assertiva incorreta.

A
Os estados pré-invasivos são fáceis de diagnosticar.
B
Os fatores de risco para o câncer cervical são: sexarca precoce, múltiplos parceiros sexuais, paridade elevada, tabagismo, baixo status socioeconômico.
C
O evento iniciador da displasia cervical e da carcinogênese é a infecção pelo HPV.
D
O estadiamento do câncer cervical é clínico.
E
O carcinoma escamoso do colo uterino não é uma doença prevenível.
Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, 72 kg e creatinina sérica de 4 mg/dl. O clearence da creatinina calculado será de:
Os mecanismos principais da anemia da insuficiência renal crônica são deficiências de:
Qual a complicação mais grave e comum associada a fraturas da pelve?
Leia as descrições a seguir: I- Maria, de 6 anos, com quadro de início gradual, apresentando febre, mal-estar e anorexia, dor de garganta, conjuntivite, coriza, tosse e rouquidão com inflamação na laringe e algumas ulcerações em palato. / II- Vitor, de 10 anos, apresentando quadro de início súbito, com calafrios, febre, cefaleia, dor de garganta intensa, orofaringe hiperemiada com exsudato e adenite cervical anterior dolorosa. / III- Claudia, de 1 ano e 6 meses de idade, apresentando irritabilidade, recusa alimentar, febre baixa, episódios de vômitos e diarreia, chorosa ao exame clínico e otoscopia com abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. / IV- Henrique, de 8 anos recusando ir à escola e referindo "orelha entupida" e dificuldade de ouvir, sem outras queixas ou sintomas aparentes e otoscopia com membrana timpânica retraída, cor amarelada e mobilidade diminuída. Identifique a alternativa onde os diagnósticos dos casos são mais prováveis:
Compartilhar